• Home › notícias › Futebol

Guia do Clube Esportivo Bento Gonçalves

Tudo sobre o elenco, a comissão técnica e os preparativos para a Divisão de Acesso

  1. Publicado em 08/02/2015
Guia do Clube Esportivo Bento Gonçalves Grupo unido em busca de um só objetivo, o título da Divisão de Acesso/foto: Kévin Sganzerla

O Esportivo está se preparando para iniciar a busca do título da Divisão de acesso 2015, consequentemente o tão sonhado acesso para a elite do Gauchão. Confira todas as informações de todos os atletas e curiosidades sobre o elenco de 2015:

Goleiros: Começando com os arqueiros da equipe. O Esportivo conta com Adílson, Caio Venâncio e Ricardo, o qual ambos já tiveram passagens pelo Esportivo, com exceção de Ricardo.

Adilson: O provável titular do Esportivo, conta com sua vasta experiência no futebol gaúcho para defender o Esportivo em 2015. O atleta tem 34 anos, começou sua carreira no Santo André, e teve passagens por clubes como Ceilândia, Marcílio Diaz, Atlético Tubarão, Brasil de Pelotas e Hercílio Luz, além de estar no elenco do Esportivo em 2012, ano do título da Divisão de Acesso. Agora o goleiro quer mais uma vez erguer a taça e levar a equipe à elite.

Caio Venâncio: Caio tem 26 anos, e sua bagagem já é extensa. O atleta começou na equipe do Grêmio em 2007, e passou um bom tempo na equipe de Porto Alegre. Em 2009 foi para o Brasil de Farroupilha, mas no mesmo ano voltou para o tricolor. Depois Caio teve uma breve passagem no Esportivo em 2010 e no Canoas em 2011. O jogador saiu do Brasil e foi atuar no futebol de Moçambique, o qual seu último clube foi o Desportivo Maputo. Agora de volta ao Brasil, e também de volta ao Esportivo, está disposto a colocar sua experiência em campo e mostrar o que é capaz embaixo das traves.

Ricardo: Goleiro de 21 anos, Ricardo começou no Internacional, nas categorias inferiores. Em 2012 chegou ao Inter B quando foi para o Ituano, e no mesmo ano, voltou para o colorado. Em 2013, o jogador novamente foi para o Ituano, onde ficou também em 2014, no elenco campeão paulista. Chega para ser terceiro goleiro, mas pode brigar por vaga no time.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Laterais: O Clube Alviazul se reforçou bastante para esse setor e conta com Alan Cristian, Bruno Freitas, Bruno Henrique, Michel Gaúcho, Rodrigo Sirena e Raul.

Alan Cristian: Jogador veloz, foi campeão da Copa FGF com o Novo Hamburgo em 2013, e em seu último clube, jogou na equipe do Veranópolis. Chega ao Esportivo pra brigar pela titularidade.

Bruno Freitas: lateral Bruno, 20 anos, jogou no Clube Esportivo Aimoré e lá, foi um dos destaques da equipe. Agora quer provar que pode ser o titular da equipe. Nos treinos, mostrou que tem velocidade e uma boa finalização como seus principais pontos fortes.

Bruno Henrique: O atleta já estava integrado no plantel desde o segundo semestre de 2014, o qual atuou na Copa Serrana. Bruno começou no Paraná Clube, passando por várias categorias, e depois foi para o Esportivo. Era um dos titulares na equipe de Julio Cesar Nunes.

Michel Gaúcho: Natural de Porto Alegre, o jogador de 32 anos passou por vários clubes do Brasil, em destaque, equipes de primeira divisão. Começou sua carreira profissional em 2001 no São José POA, passando por clubes como o Internacional, Ferro Carril-ARG, Cruzeiro, Ipatinga, Uberlândia, América Mineiro, Juventude, 15 de Novembro, Fortaleza, Criciúma, Veranópolis, Canoas e Guarani VA. O atleta atua tanto na lateral direita como na esquerda.

Rodrigo Sirena: Rodrigo, 21 anos, lateral esquerdo, começou sua carreira no Juventude, passando por clubes como Cerâmica, São José, São Gabriel, Crac e em seu último clube, o Portomosense. Agora de volta ao Brasil almeja levar o Esportivo as glórias.

Raul: Lateral direito de 24 anos, Raul já tem uma vasta experiência em seu currículo, principalmente na seleção brasileira. O atleta se destacou no Atlético Paranaense, passando por todas as categorias inferiores até o profissional, chegando a ser titular na lateral. Nos mesmos anos estando no clube de Paraná, atuou em todas as categorias inferiores, desde sub-15 até sub-20, da Seleção Brasileira. Depois acabou tendo uma lesão que o afastou de suas atividades por um tempo, e na volta passou por vários clubes, entre eles Botafogo SP, Fortaleza, Boa Esporte, Londrina, Atlético H.Aichinger, Marcílio Dias e Paulista. Nos treinos, demonstrou que é muito competente tratando-se de finalização e visão de jogo. Será um dos titulares da equipe.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Zagueiros: A defesa estará bem segura nas mãos de Maicon Baggio, André Fausto, Lucas Brunello e Nicollas Katayama.

Maicon Baggio: Jogador de 32 anos, passou por vários clubes importantes no Brasil e na Europa.  Começou sua carreira no Caxias, e depois teve passagens por clubes como Rio Branco SP, Sport, América RJ, América RN, Albacete da Espanha, Confiança, Belenenses de Portugal, Cerâmica, Guaratinguetá, Novo Hamburgo, Penapolense, Volta Redonda, Marcílio Dias, Aimoré, CSA e Juventus de Seara. Agora no Esportivo, vai brigar pela titularidade na defesa.

André Fausto: Com 20 anos, o atleta foi destaque nas categorias inferiores em várias equipes. Passou pelo Flamengo sub-15 e sub-17, depois foi para o Internacional onde lá atuou no sub-17 e sub-20, e em seu último clube, esteve no Figueirense.

Lucas Brunello: O jogador que foi destaque no segundo semestre de 2014 pelo Esportivo permaneceu na equipe e agora quer mostrar que pode ser titular e continuar fazendo exibições agradáveis. Lucas tem 22 anos, começou nas categorias inferiores do Internacional, passando para o Juventude e depois teve uma pequena passagem no São Gabriel. Agora está mais uma vez no elenco do Alviazul.

Nicollas Katayama: Com 20 anos, o zagueiro desde pequeno atuou no Flamengo. Começou no futsal em 2003 até chegar ao Flamengo profissional em 2014. Deste intervalo de tempo, o jogador teve muitas conquistas, e sempre foi destaque da equipe. De 2012 a 2013, o atleta jogou no Tokyo Verdy, voltando para o Flamengo em 2014 onde atuou na Copa São Paulo de futebol Junior, e conseguindo chegar ao profissional, atuando no Campeonato Carioca. Agora sai do Flamengo para estar a dispor de Rodrigo Carpegiani no Esportivo.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Volantes: Setor que além de ter atletas experientes, tem a força de jovens garotos promissores. Ray, Renan Pedrada, Jackson, Wemerson, Helton Pereira e Jonny Gois são os volantes do Esportivo para 2015.

Ray: Ray começou no Juventus de Seara onde ficou 2 anos e depois tendo uma pequena passagem pelo Globalfut de Ivoti. Chegou no Esportivo dia 7 de abril de 2014 e jogou o campeonato gaúcho juvenil pelo Alviazul, ganhando confiança e experiência. Agora ganhou a chance de estar entre os profissionais no Esportivo e tem tudo para crescer.

Jackson: O volante estava na categoria de base sub-17 do Esportivo, depois foi para o Ypiranga de Erechim e voltou em 2014 no segundo semestre. Onde esteve a dispor de Julio Cesar Nunes na Copa Serrana, agora continua no grupo do Esportivo brigando por chance na equipe titular.

Wemerson: O volante tem 20 anos e chega ao Esportivo para brigar pela titularidade. O atleta começou no CFZ-RJ (Centro de Futebol Zico do Rio Sociedade Esportiva sub-15), depois foi para o Avaí sub-17, conseguindo tempo depois subir para o time profissional. Foi emprestado para o Concórdia e o Juventus de Seara e agora chega a Bento Gonçalves para integrar-se no elenco Alviazul para a disputa da Divisão de Acesso.

Helton Pereira: Jogador de 26 anos, já obteve várias passagens importantes por grandes clubes. Começou nas categorias de base do Grêmio, e depois foi emprestado para o Caxias, Santa Cruz, Metropolitano, Ulbra e Esportivo, onde atuou em 2009. Voltou para o Grêmio e logo depois se transferiu para o futebol chinês, onde atuou no Anhui Jiufang. Em 2010 esteve no Wisla Krakow, clube tradicional da Polônia e voltou para o Brasil, mais precisamente em Pernambuco onde atuou no Santa Cruz, e lá tendo uma carreira vitoriosa com o título do campeonato Pernambucano e o vice campeonato da série D. Passou pelo Cruzeiro POA, Itumbiara, Ferroviário e Veranópolis. Vem para ser um dos titulares da equipe.

Jonny Gois: O volante de 24 anos começou sua carreira no Juventus Jaraguá, saindo para o Avaí onde ficou 3 anos. Passou pelo São José POA e pelo Metropolitano, ambos em 2011, voltando para o Avaí no ano seguinte. Foi emprestado para o Guarani-SC e teve também passagem pelo Paulista. Recém contratado, espera-se que o atleta possa brigar pela posição titular.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Meio campistas: No meio campo, Rodrigo terá Carlos Eduardo, Kelvin, Luis Paulo, Maikon Pires e Thiago Bispo.

Carlos Eduardo: O meio campista já teve passagens por Brasil de Farroupilha e Passo Fundo, além do Esportivo. Esteve no elenco de 2014, no segundo semestre. Novamente no Esportivo, quer uma baga na equipe titular, e para isso, está demonstrando força e vontade nos treinos.

Kelvin: o meio campista Kelvin, prata da casa do Esportivo, mais precisamente a revelação do Alviazul no ano de 2014 continua no clube para a disputa da Divisão de Acesso. Com apenas 16 anos, Kelvin subiu para o profissional no segundo semestre, e já demonstrou seu bom desempenho nos gramados. No final de 2014, esteve na seleção gaúcha sub-20 com o próprio técnico Rodrigo Carpegiani para dois amistosos no Uruguai. 

Luis Paulo: Luis, 26 anos, mostrou nos treinos que está disposto a arrancar titularidade no elenco de Rodrigo. O atleta começou no 14 de Julho, onde ficou 3 anos, e depois foi para o Inter SM. Agora deseja ajudar o Esportivo a subir para a elite do futebol gaúcho.

Maikon Pires:Jogador que surpreendeu nos treinamentos pela sua velocidade, vem para fazer diferença no meio campo. O jogador tem passagens por clubes como Galo Maringá, onde foi destaque da equipe no campeonato paranaense, Araxá Futebol Clube, SERC e Dois de Mayo do Paraguai. Mostrou boa movimentação e velocidade. Vem para ser titular da equipe.

Thiago Bispo:Jogador de 22 anos, foi destaque no Paraná Clube, onde atuou a maioria de sua carreira. Foi para o Operário e teve pequena passagem no Ypiranga PE, Guarany de Palhoça e no Santa Cruz PE. É um jogador que tem entre suas principais características visão de jogo, toque de bola rápido e velocidade. Também é provável que seja titular na equipe de Rodrigo.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Atacantes: Para o setor ofensivo do elenco, Rodrigo terá Mateus Canguçu, Guilherme Weisheimer e Rafael Xavier.

Mateus: atacante Mateus Felipe, mais conhecido por Mateus Canguçu permaneceu no clube para a disputa da Divisão de Acesso. Mateus tem 19 anos, começou no São Luiz de Ijuí, e ano passado veio para compor o elenco do segundo semestre. O jogador é rápido e mostrou boa qualidade na Copa Serrana.

Guilherme Weisheimer: Atacante Guilherme Weisheimer, de 33 anos e natural de Porto Alegre, tem uma vasta experiência, tanto no futebol brasileiro como pelo futebol europeu. Em seus clubes mais importantes, teve uma longa passagem no Grêmio, depois indo para o Gotemborg da Suécia. Na volta para o Brasil, passou por vários clubes do interior do estado do RS, e saindo novamente do Brasil, agora para clubes do Chipre, Grécia e Israel. Em sua volta, em 2013, passou pelo Novo Hamburgo, União Frederiquense e em sua última passagem pelo São José. Atacante que possui boa visão de jogo e qualidade na finalização. Quer impor toda sua experiência em capo para ajudar o Alviazul a subir.

Rafael Xavier: Outro atacante com vasta experiência é o Rafael Xavier, de 28 anos. Conhece muito bem o futebol gaúcho, teve passagens por São José POA, 14 de Julho, Brusque, Brasil de Farroupilha, Brasil de Pelotas, Náutico e Pietá Hotspurs de Malta. Jogador com boa qualidade técnica será um dos titulares da equipe Alviazul.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Comissão técnica:

Técnico: Aos 38 anos, Rodrigo Carpegiani chega ao alviazul com objetivo de levar a equipe para a elite do campeonato gaúcho. Filho de Paulo César Carpegiani, com o pai, esteve várias vezes juntos em clubes como Ceará, São Paulo, entre outros. Mas como técnico, foram poucas as experiências. A principal delas foi no extinto RS de Alvorada, em 2003. Em 2013 também passou pelo Sub-20 do Paraná e recentemente comandou a Seleção Gaúcha Sub-19 em dois amistosos no Uruguai.

Preparador físico: Gustavo Menezes Leão iniciou seus trabalhos em 2004 atuando como voluntário nas escolinhas do Novo Hamburgo tendo alcançado a categoria Júnior em 2008. O profissional trabalhou  na equipe profissional do Lajeadense, e voltou para o Novo Hamburgo. Esteve presente na comissão técnica do Esportivo em 2014, no segundo semestre, junto com Julio César Nunes. Agora continua no Esportivo e almeja mais um título da Divisão de Acesso do Esportivo.

Preparador de goleiros: Edson Roque Girardi já foi atleta do Clube Esportivo, jogando na lateral esquerda nos anos 80, e agora está exercendo a profissão de treinador de goleiros. O novo preparador tem uma vasta experiência no futebol brasileiro, tendo passagens por clubes como Juventude, Náutico e Sampaio Corrêa, o qual foi seu último clube a efetuar seus trabalhos. Agora de volta a sua casa, quer levar o Esportivo às glórias.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Os treinamentos estão sendo feitos com intensidade visando o aperfeiçoamento da equipe tecnicamente e também visando o entrosamento tático do elenco. Nos primeiros treinos, Gustavo comandou os trabalhos físicos, depois Rodrigo foi ganhando espaço para começar seus treinos táticos, sempre ao olhar de Valdir Espinosa, diretor técnico Alviazul. Percebeu-se que a formação tática que Rodrigo quer impor é aquela que foi mencionada várias vezes por Valdir, o famoso 4-3-3. Mas essa não foi a única formação testada por Rodrigo, os números táticos mudam frequentemente para encontrar a formação “perfeita” para ser usada. O primeiro jogo treino do ano foi feito contra o Veranópolis (jogadores não relacionados para o jogo do Gauchão), e a equipe se comportou bem em campo, vencendo pelo placar de 3 a 0 com dois gols de Rafael Xavier, e um gol de Michel Gaúcho. Ainda será feito dois amistosos. Um realizado quinta feira contra o Lajeadense (jogadores não relacionados para o jogo do Gauchão) em Lajeado e o outro ainda não foi confirmado pela direção. A estréia do Esportivo na Divisão de Acesso será contra o Panambi no dia 1° de março.

Mais atletas podem integrar o elenco Alviazul. Por enquanto, 28 atletas já estão confirmados no elenco que disputará a Divisão de Acesso 2015. 

Galeria de fotos