• Home › notícias › Futebol

Guia da Divisão de Acesso de 2017 - Grupo B

Tudo sobre contratações, elenco e a preparação das equipes para a competição que inicia neste final de semana

  1. Publicado em 03/03/2017
Guia da Divisão de Acesso de 2017 - Grupo B Foto: Fabiano Martins/Buda

Mesmo com a dificuldade financeira batendo na porta da maioria dos clubes do interior gaúcho, a Divisão de Acesso tende a ser, mais uma vez, uma competição bastante nivelada e, sobretudo, muito disputada. Agora, com a volta dos mata-matas, a competição poderá render muito mais emoção nos gramados pelo interior afora e, ao mesmo tempo, será capaz de aumentar o público nos estádios durante o campeonato. A FML ESPORTES, como é de tradição, traz a você uma análise geral de como vem cada clube para a disputa da Divisão de Acesso de 2017.

GRUPO B:

     ESPORTIVO:

Com a contratação de jogadores experientes, mesclados com um grupo jovem de atletas, o time da capital do vinho espera voltar à primeira divisão gaúcha em 2017, e para isso, a direção apostou novamente em Badico para alcançar seus objetivos. Neste ano, o clube se reforçou significativamente dentro de campo, com a vinda de vários jogadores conhecidos no futebol gaúcho e nacional. A direção contratou nomes renomados como o goleiro Luiz Muller, o zagueiro Fernando Cardozo e o meia Márcio Hahn, todos vindos do Brasil de Pelotas, além dos meio-campistas Felipinho, ex-Tupi e Juninho, ex-Panegialios-GRE e o atacante Zulu, o qual volta ao clube para ser a esperança de gols no ataque alviazul.

Pré-temporada: Veranópolis 0 x 0 Esportivo; Novo Hamburgo 3 x 1 Esportivo; Esportivo 5 x 3 Oito da Graciema; Aimoré 1 x 1 Esportivo; Esportivo 0 x 0 Caxias.

Elenco - Técnico: Badico

Goleiros: Luiz Muller, Bernardo e Arthur;

Laterais: Douglas Tuchê, Roger, Saraçol e João Guilherme;

Zagueiros: João Carlos, Fernando Cardozo e Gonçalves;

Volantes: Douglas T-Rex, Vinícius Costa, Renan Pedrada e Alex Gaúcho;

Meias: Márcio Hahn, Juninho, Vinícius Pereira e Felipinho;

Atacantes: Jarro, Gustavo Sapeka, Vinícius, Léo, Gustavo Almeida, Douglas Kemmer e Zulu.

     BRASIL DE FARROUPILHA:

Depois de mais uma vez bater na trave em 2016, o Brasil de Farroupilha almeja encerrar a sua sina negativa na Divisão de Acesso com a sua volta à elite do futebol gaúcho. Para isso, a direção contratou o técnico Paulo Matos para comandar o grupo de atletas na competição, com o objetivo de mais uma vez brigar pelo acesso. O clube farroupilhense manteve boa parte do elenco de 2016, com o acréscimo de importantes reforços, a exemplo do lateral Thomas e do volante Willian Bones, ambos vindos do São Gabriel; do meia Gustavinho, ex-São Paulo-RG e dos atacantes Dinei, ex-Caxias e Matheus Pranke, ex-Novo Hamburgo. Além dos contratados, o Brasil-FAR contará novamente com o meia Michel, um dos destaques do clube no ano passado.

Pré-temporada: Avenida 2 x 1 Brasil de Farroupilha; Brasil de Farroupilha 0 x 1 Avenida.

Elenco - Técnico: Paulo Matos

Goleiros: Ismael, Maikon e Bruno;

Laterais: Thomas, Raone e Jeferson;

Zagueiros: Kaio, Juninho, Douglas, Anderson e Léo;

Meio-campistas: Filipe, Mancha, Maiquel, Willian Bones, Lucas, Marquinhos, Gustavinho, Michel, Giovanni e Capinha;

Atacantes: Weltinho, Kesler, Mateus Laguna, Dinei, Aldir, Pipinha e Matheus Pranke

     LAJEADENSE:

Rebaixado para a Divisão de Acesso em 2016, após uma longa jornada na elite, chegando, inclusive, a disputar competições a nível nacional, o Lajeadense almeja voltar o quanto antes ao seleto grupo da primeira divisão gaúcha. Para isso, a direção contratou Rodrigo Oliveira para comandar a equipe na competição, contando com um grupo de atletas experientes e rodados no futebol gaúcho. Em seu elenco, o técnico alviazul contará com nomes como o zagueiro Danilo Dantas, ex-Brasil de Farroupilha, os meias Anderson Ijuí, ex-São Luiz e Marquinhos, ex-São Gabriel e os atacantes Cidinho, ex-Avenida e Flávio Torres, ex-Barra-SC.

Pré-temporada: Copa Cigha - Lajeadense 2 x 1 Avenida; Avenida 0 x 1 Lajeadense; Santa Cruz 1 x 1 Lajeadense – Lajeadense 1 x 1 Aimoré.

Elenco - Técnico: Rodrigo Oliveira

Goleiros: Paulo Henrique, Vinícius Parise e Willian;

Laterais: Fernando Casaril, Luiz Felipe, Mano e Darlã;

Zagueiros: Basso, Kayser, Danilo Mendes, Du e Victor Dadalt;

Meio-campistas: Maurinho, Índio, Everton; Dantas, Germano, Josué, Gonzalo, Anderson Ijuí, Dieguinho e Ariel;

Atacantes: Maranhão, Cidinho, Gustavo, Flávio Torres, Padú

     SÃO LUIZ:

Como de costume, o São Luiz mais uma vez montou uma equipe bastante competitiva para brigar pelo acesso, possuindo, em se elenco, destaques de outras equipes em 2016, bem como atletas experientes no futebol gaúcho. Paulo Henrique Marques chega ao clube para buscar a tão sonhada e esperada volta à elite, montando um plantel que deixa boas expectativas para o São Luiz na competição. Destacam-se no elenco nomes como lateral Ronaldinho Gramadense, ex-União Frederiquense, os zagueiros Gonçalves, ex-Ypiranga e André Bahia, ex-Esportivo, os meio-campistas Thiago Silva, ex-Operário, Tiago Gaúcho, ex-Gama e Jean Dias, ex-Brasil-FAR e os atacantes Léo Mineiro, ex-Caxias e Lauro César, ex-Sampaio Corrêa.

Pré-temporada: Elite 1 x 2 São Luiz; São Luiz 5 x 1 Elite; São Luiz 0 x 1 Passo fundo.

Elenco - Técnico: Paulo Henrique Marques

Goleiros: Jonatas, Daniel e Anderson;

Laterais: Paulinho Araújo, Adriano Menezes, Ronaldinho Gramadense e Augusto;

Zagueiros: Gonçalves, André Bahia, Catatau, Hugo, Cleisson e Ricardo Talheimer;

Meio-campistas: Zé Lucas, Tiago Gaúcho, Jéferson Prill, Rafael Lima, Thiago Silva, Ari e Jean Dias;

Atacantes: Lauro César, Léo Mineiro, Caetano e Thiago Moraes.

     GLÓRIA:

Depois de conquistar o acesso em 2015, a equipe de Vacaria não conseguiu se manter por muito tempo na elite, sendo rebaixado logo no ano seguinte. De volta à Divisão de Acesso, o Glória novamente tratou de formar um elenco competitivo para a competição, com o objetivo de repetir a campanha do ano retrasado. A direção apostou no nome de Abel Ribeiro para encabeçar a equipe rumo ao acesso. Dentre os contratados pelo Leão da Serra, destacam-se o lateral Márcio Gabriel, ex-Duque de Caxias, o zagueiro Ícaro, ex-Caxias, os meias André Lima, ex-Princesa-AM e Matheus Leiria, ex-Esportivo, o volante Rudiero, ex-Caxias e os atacantes Claytinho, ex-Anápolis e Dudu, ex-Potiguar.

Pré-temporada: Glória 3 x 1 Santa Cruz; Glória 1 x 0 Juventude; Inter de Lages 1 x 1 Glória e Glória 0 x 1 Caxias.

Elenco - Técnico: Abel Ribeiro

Goleiros: César Luz, Harison, Júlio César e Ricardo;

Laterais: Ednei, Márcio Gabriel, Vavá e Willian;

Zagueiros: Elton, Ícaro, Natanael e Valdemar;

Meio-campistas: Adonias, Gustavo Dresch, Rudiero, André Lima, Piacentini e Matheus Leiria;

Atacantes: Dudu, Athan, Lima, Claytinho e Vinícius Chimbica.

     PANAMBI:

Após uma intensa disputa política para assumir o clube, o Panambi apresentou o seu elenco uma semana antes do início da Divisão de Acesso. Com contratações de última hora, a equipe da cidade das máquinas visa, neste ano, apenas permanecer na Divisão de Acesso. O ex-técnico do Juventude sub-20, Lucas Zanella, será o comandante da equipe na competição estadual. A direção formou um elenco pouco conhecido, com atletas jovens oriundos da região, contando com jogadores que conquistaram o vice-campeonato do Panambi no Gauchão sub-19.  

Pré-temporada: Passo Fundo 3 x 0 Panambi

 Elenco - Técnico: Lucas Zanella

Goleiros: Ícaro e Géder;

Laterais: Estância e Vacaria;

Zagueiros: Douglas, Gustavo, Gandon, Muriel, Guilherme Leal e Matheus;

Meio-campistas: Dener, Pablo, Juninho, Vinícius, Dionathan, Leovaldo, Jonatan e Bruno;

Atacantes: Nilton Júnior, Guilherme Sanhudo, Jean e Salatiel.

    TUPI DE CRISSIUMAL:

A equipe do Tupi de Crissiumal investiu em um elenco experiente para a disputa da Divisão de Acesso de 2017. Com atletas conhecidos e “celebrizados” no futebol gaúcho, o Tupi almeja realizar uma boa campanha para brigar pelo acesso inédito à elite. Leco Coelho assume a casamata nesta edição da Divisão de Acesso, contando, em seu plantel, com nomes como o zagueiro Ilson, ex-Esportivo, os meias Cléberson, ex-Brasil de Farroupilha, Giliardi, ex-Taboão da Serra e Adriano Gabiru, campeão do mundo pelo Internacional em 2016, e o atacante Eraldo, ex-Panambi.

Pré-temporada: Tupi 4 x 0 Sensação; Tupi 3 x 3 Seleção Regional; Tupi x Três Passos

Elenco - Técnico: Leco Coelho

Goleiros: Josemar Shrek, Júnior, Ruan e Samuel;

Laterais: Patrick, Ruan e Vitor;

Zagueiros: Diarles, Ilson e Léo Korte;

Meio-campistas: Luiz Grando, Davi Biondo, Dieisom, Eduardo, Guilherme Puerari, Guto Klafke, Luis Felipe, Cléberson, Giliardi, Paim, Adriano Gabiru e Vinícius;

Atacantes: Eraldo, Gabriel Feijão, Marrom, Mumuzinho, Nenê e Welinton.

     UNIÃO FREDERIQUENSE:

Com um elenco mais modesto em comparação aos anos passados, o União chega a competição com o objetivo de surpreender e brigar novamente pelo acesso. Para assumir a casamata, a direção do Leão da Colina contratou o jovem técnico Júlio César Nunes, o qual estava no PRS/Garibaldi no segundo semestre de 2016 disputando a copinha. Dentre os principais reforços, destacam-se o goleiro Willian Lago, ex-Gaúcho, o lateral Richard, ex-Tupi-RS, os meio-campistas Queijinho, ex-Pelotas e Diego Allan, ex-Marília e os atacantes Thiago Baiano, ex-Camboriú e Cris Magno, ex-Guarany de Bagé.

Pré-temporada: Inter-SM 1 x 1 União Frederiquense; União Frederiquense 4 x 0 Inter-SM.

Elenco - Técnico: Júlio César Nunes

Goleiros: Willian Lago, Guilherme Santos, João Vitor e Rodrigo;

Laterais: Alison, Thiago, Richard e Gean;

Zagueiros: Miranda, Sergipano, Diógenes, Yuri Ciotta e Murilo;

Meio-campistas: João Paulo, Marcos Rhoden, Diego Allan, Fernando Sena, Deivid, Ian, Queijinho, Joãozinho e Túlio;

Atacantes: Cris Magno, Thiago Baiano, Fischer, Batista, Pará e Guilherme. 

Galeria de fotos