• Home › notícias › Futebol

Guia da Divisão de Acesso 2017 - Grupo A

Tudo sobre contratações, elenco e a preparação das equipes para a competição que inicia neste final de semana

  1. Publicado em 03/03/2017
Guia da Divisão de Acesso 2017 - Grupo A Foto: Marcelo Ribeiro/Caderno7.com

Mesmo com a dificuldade financeira batendo na porta da maioria dos clubes do interior gaúcho, a Divisão de Acesso tende a ser, mais uma vez, uma competição bastante nivelada e, sobretudo, muito disputada. Agora, com a volta dos mata-matas, a competição poderá render muito mais emoção nos gramados pelo interior afora e, ao mesmo tempo, será capaz de aumentar o público nos estádios durante o campeonato. A FML ESPORTES, como é de tradição, traz a você uma análise geral de como vem cada clube para a disputa da Divisão de Acesso de 2017.

GRUPO A:

    AIMORÉ:    

Após terminar o Campeonato Gaúcho de 2016 com apenas uma vitória, encerrando a competição na última colocação, a equipe do Índio Capilé volta a disputar uma Divisão de Acesso depois de três anos. Para o comando técnico, a direção apostou na contratação de Cleiton, ex-jogador do Internacional, o qual será responsável por levar a equipe de São Leopoldo de volta à elite do futebol gaúcho. Dentre as principais contratações, destacam-se a dos zagueiros André Fausto, ex-Guarani-VA e Renato Saldanha, ex-Maringá; do meio-campista Thiago Corrêa, ex-Caxias e dos atacantes Flavinho, ex-Guarany de Bagé e Marco Antônio, ex-Boavista. Além dos reforços, o clube manteve importantes peças do ano passado, a exemplo dos volantes Faísca e Élton, do goleiro Nícolas e do meia Diogo Barcellos.

Pré-temporada: Atlético Tubarão 2 x 0 Aimoré; Grêmio 1 x 0 Aimoré; Aimoré 7 x 1 Seleção Amadora; Aimoré 1 x 1 Esportivo; Lajeadense 1 x 1 Aimoré.

Elenco: Técnico - Cleiton

Goleiros: Nicolas, Sidivan e Wesley;

Laterais: Diego Superti, Nenê, Maxsuel, Tiago Alemão e Jader;

Zagueiros: Gullit, Renato Saldanha, André e Willian Bento;

Meio-campistas: Digaô, Elton, Faísca, Alisson, Jordan Arruda, Thiago Corrêa, Diogo, Deives Thiago e Patric Falcão;

Atacantes: Flavinho, Brandão, Júnior e Marco Antônio.

    AVENIDA: 

O Periquito de Santa Cruz apostou em jogadores experientes no futebol gaúcho para formar o elenco que disputará a Divisão de Acesso. Conhecido pelo interior afora, o técnico Fabiano Daitx comandará a equipe na competição estadual, com a missão de conquistar uma das vagas ao acesso à primeira divisão gaúcha. A direção contratou nomes bastante conhecidos e renomados no futebol gaúcho, a exemplo do zagueiro Luis Henrique, ex-Inter-SM; do lateral Itaqui, ex-Pelotas; dos meio-campistas William Ribeiro, ex-Esportivo, Márcio Reis, ex-São Gabriel e Toto, ex-Aimoré e dos atacantes Hyantony, ex-São Luiz e Feliphe, ex-União Frederiquense.

Pré-temporada: Copa Cigha – Lajeadense 2 x 1 Avenida; Avenida 0 x 1 Lajeadense, Avenida 1 x 1 Guarani-VA – Avenida 2 x 1 Brasil de Farroupilha; Avenida 3 x 1 Seleção amadora.

Elenco: Técnico – Fabiano Daitx

Goleiros: Alexandre Villa, Thierry e Rodrigo;

Laterais: Roger, Ivair, Itaqui, João Rodrigues e Kevin Desbessel;

Zagueiros: Valença, R. Conceição, Luis Henrique e Tiago Bocão;

Meio-campistas: Geison, Toto, João Neto, Moisés, Diego Schuch, Leonardo Schulz, Alexandre, Márcio Reis, William Ribeiro, Maurício e Leonardo Rabuske;

Atacantes: Guilherme Wegmann, Vitor Seedorf, Matheus Brandt, Alex Junio, Feliphe e Hyantony.

    GUARANI-VA:

A equipe Rubro-Negra de Venâncio Aires chega ao seu nono ano sem disputar a primeira divisão gaúcha. Sem um grande poderio financeiro, assim como a maioria dos clubes de Divisão de Acesso, o Guarani apostou em uma mescla de experientes com jovens promissores para a competição estadual. Depois de boas campanhas no São Gabriel, Gelson Conte chega ao Guarani visando levar a equipe o mais próximo possível do acesso, bem como fez com a equipe gabrielense. A direção contratou jogadores conhecidos no interior gaúcho, a exemplo do lateral Rodrigo Sirena, ex-São Luiz; dos meio-campistas Araújo, ex-Esportivo e Júlio César, ex-São Luiz; e dos atacantes Mauro, ex-Novo Hamburgo, Nei, ex- Operário-MT e Cecel, ex-Guarany-SC.

Pré-temporada: Copa Cigha – Guarani-VA 4 x 3 Santa Cruz, Santa Cruz 2 x 0 Guarani-VA; Avenida 1 x 1 Guarani-VA -  Guarani-VA 4 x 0 Seleção amadora.

Elenco: Técnico – Gelson Conte

Goleiros: Eduardo, Mateus Farezin e Ruan;

 Laterais: Murilo Xavier, Selton, Rodrigo Sirena e Octávio;

Zagueiros: Matheus Alemão, Manolo, Eduardo e Ito;

Meio-campistas: Lucas Severo, Alexandre Lando, Fernando Urnau, Sampson, Júlio César, Quintanilha, Rodrigo Marques e Araújo;

Atacantes: Nei, Vinícius Padilha, Cecel, Cássio, Thales Nunes e Mauro.

     INTERNACIONAL-SM:

Após brigar contra o rebaixamento em 2016, por conta de diversos fatores que assolaram o clube ao longo do ano, a exemplo da luta pela liberação do seu estádio por parte do Corpo de Bombeiros, a equipe Alvirrubra almeja realizar uma boa campanha para pensar somente no acesso e para não se preocupar com um possível descenso à Terceirona. Para o comando técnico da equipe, o clube trouxe um conhecido da casa: Vinícius Munhoz, natural de Santa Maria, o qual estava atuando no Mirassol. Com um elenco jovem e com poucas peças conhecidas no estado, o Inter-SM deseja surpreender na competição, com o objetivo de alcançar o tão sonhado acesso à elite. Dentre os principais reforços, destacam-se os meio-campistas Maldonado, ex-Mirassol, Marquinhos, ex-XV de Jaú e Tarcísio, ex-Murici e os atacantes Wallan Luan, ex-Audax Rio, Eduardo, ex-Matonense e Kleiton, ex-Avenida.

Pré-temporada: Inter-SM 3 x 1 Elite; Elite 0 x 1 Inter-SM; Inter-SM 1 x 1 União Frederiquense; União Frederiquense 4 x 0 Inter-SM.

Elenco - Técnico: Vinícius Munhoz

Goleiros: Ian, Yuri, Jonathan e Allan;

Laterais: Max, Cássio, Cristiano, Prestes e Fernando;

Zagueiros: Dionatan, Benhur, Zanini e Paulo Henrique;

Meio-campistas: Maldonado, André, Tarcísio, Júlio, Marquinhos, Theo e Nilson;

Atacantes: Ícaro, Felipe Gaúcho, Kleiton, Wallan Luan, Enrico, Eduardo e Arton.

     PELOTAS:

O tradicional clube da Zona Sul do interior gaúcho está com grandes ambições para essa edição da Divisão de Acesso. Com um elenco repleto de atletas experientes e conhecidos no futebol gaúcho, o Pelotas espera voltar a figurar entre os melhores da competição para brigar pelo tão almejado acesso à elite. Para 2017, a direção apostou no nome de Marcelo Rospide para comandar a equipe na competição estadual. O clube contratou diversos atletas experientes para o elenco, a exemplo do zagueiro Cleiton, ex-Maringá, do lateral Badé, ex-Camboriú, do volante Fábio Rosa, ex-Lajeadense, o meia Jeferson Silva, ex-Bangu e do atacante Brasão, ex-Atlético Tubarão, o qual chega à equipe para ser a esperança de gols do Áureo-cerúleo. Além dos reforços, a direção manteve peças importantes como o goleiro Rafael Dal Ri, o zagueiro Tiago Gasparetto, o lateral Darlem e o atacante Carlos Gato.

Pré-temporada: Pelotas 11 x 0 Los Brocadores; Pelotas 1 x 0 Guarany-CAM; Pelotas 1 x 1 Cerro Largo; São Paulo 0 x 0 Pelotas.

Elenco - Técnico: Marcelo Rospide

Goleiros: Rafael, Bruno Hepp, Bruno Ramos e Matheus Claus;

Laterais: Darlem, Mikhael, Badé e Nikolas;

Zagueiros: Tiago Gasparetto, Yuri, Dante, Heitor e Cleiton;

Meio-campistas: Ceará, Arilson, Reinaldo, Fábio Rosa, Júlio Santana, Vinícius Martins, Uelisson, Jeferson Silva e Gabriel Carioca;

Atacantes: Carlos Gato, Giovane Gomes, Douglas Oliveira, Brasão, Douglas Mineiro, Robson Goulart e Welder.

     SÃO GABRIEL:

Visando novamente surpreender na Divisão de Acesso, o São Gabriel apostou em um elenco significativamente jovem, porém, mesmo com poucas peças conhecidas, o clube espera realizar uma boa campanha para brigar pela promoção à elite. Para o comando técnico, Círio Quadros chega para ocupar o cargo de Gelson Conte, com a missão de levar a equipe à primeira divisão gaúcha. No elenco, a equipe gabrielense possui diversos atletas pouco conhecidos no futebol gaúcho, mas conta com jogadores experientes vindos de outros estados. Dentre os reforços, destacam-se o lateral Pedro Júnior, ex-Esportivo, os zagueiros Guilherme Moller, ex-São Paulo-RG e Vagner, ex-Barra-SC, o volante Diego Borges, ex-Hercílio Luz, o meia Rilber, ex-Operário Mafra e o atacante João Leandro, ex-Almirante Barroso.

Pré-temporada: São Gabriel 2 x 0 Rosário; Grêmio 2 x 0 São Gabriel; São Gabriel 2 x 1 Grêmio; São Gabriel x Riograndense

Elenco - Técnico: Círio Quadros

Goleiros: Juliano Negri, André Korte e Henrique Chagas;

Laterais: Pedro Júnior, Jocenir, Márcio e Jaime;

Zagueiros: Gil, Guilherme Moller, Charles e Léo;

Meio-campistas: Diego Borges, Ricardo Ceará, Lúcio Gaúcho, Davi, Saiti, Rilber, João Felipe, Zeca e Jean Acosta;

Atacantes: João Leandro, Daniel Oliveira, Júnior e Xandy.

    SANTA CRUZ:

Depois de quase ser rebaixado para a Terceirona Gaúcha, se salvando na repescagem contra a equipe do Santo Ângelo, o Santa Cruz espera melhorar o seu retrospecto para não levar novamente o mesmo susto de 2016. A esperança de realizar uma atuação que, pelo menos, mantenha a equipe na Divisão de Acesso, aumentou na pré-temporada, com a conquista da Copa dos Vales. Lúcio Collet foi o escolhido da direção para comandar a equipe do Galo Carijó na competição estadual. O técnico contará em seu elenco com nomes como o zagueiro Sandro Muller, ex-Taubaté; os meio-campistas Elias, ex-Brasil de Farroupilha e Alex Goiano, ex-São José e os atacantes Juliano Fogaça, ex-Sinop e Anderson Catatau, ex-Brasil de Farroupilha.

Pré-temporada: Copa Cigha – Santa Cruz 2 x 0 Guarani-VA; Guarani-VA 4 x 3 Santa Cruz; Santa Cruz 1 x 1 Lajeadense – Glória 3 x 1 Santa Cruz; Santa Cruz 6 x 0 Senai.

Elenco - Técnico: Lúcio Collet

Goleiros: Elvis Ribeiro, Vandré, Fernando Costa, Gean e Daniel;

Laterais: Allan Cristian, Daniel Bastos, Dennis e Marciel;

Zagueiros: Caio Rocha, Eduardo Fernandes, Matheus, Sandro Muller e Sério Júnior;

Meio-campistas: Arthur Santos, Carlos Eduardo, David Cunha, Elias Miranda, Guilherme, Guilherme Schuster, Alex Goiano, Lucas Oliveira, Patrick, Rafael Lemos, Thiago Saraçol;

Atacantes: Anderson Catatau, Dionatan, Gabriel, Juliano Fogaça, Marcos e Willian Campos.

     GUARANY DE BAGÉ:

Campeão da Terceirona Gaúcha e voltando a disputar a Divisão de Acesso, o Guarany de Bagé chega com o primeiro objetivo de se manter na competição, tendo como segundo plano, porém, não menos importante, brigar pelo acesso à elite. Mantendo a sua base campeã da Segunda Divisão Gaúcha e contando com reforços, a equipe de Geverton Duarte espera realizar uma boa campanha para não sofrer possíveis sustos e para chegar o mais longe possível no campeonato. Dentro os principais contratados, destacam-se o lateral Rodrigo Varetta, ex-Lajeadense, o zagueiro Lucas Brunello, ex-PRS/Garibaldi, os meias Diego Sapata, ex-São Paulo-RG e Bottin, ex-Nova Prata e o atacante Vinícius Merlo, ex-Santo Ângelo.  

Pré-temporada: Guarany de Bagé 7 x 0 Selecionado Militar.

Elenco - Técnico: Geverton Duarte

Goleiros: Ederson, Diovane e Jonathan Walker;

Laterais: Rodrigo Varetta, Guerra e Jean Lemos;

Zagueiros: Carlão, Lucas Brunello e Britto;

Meio-campistas: Cristian, Wellington, Andrews Bottin, Maicol, Michelzinho, Diego Sapata, Lukas Brambilla, Alan Bald e Juninho Botelho;

Atacantes: Edgar Alemão, Dener, Renan Guerra, Maurício, Micael, Léo Jaques e Vinícius Merlo

Galeria de fotos