• Home › notícias › Outros

Farrapos finaliza temporada de Rugby XV com aproveitamento histórico

Equipe conquistou o título do Campeonato Gaúcho, a Liga Sul e o vice-campeonato do Super 8

  1. Publicado em 11/10/2017
Farrapos finaliza temporada de Rugby XV com aproveitamento histórico

Um ano para entrar para a história do Farrapos Rugby Clube. Com a conquista de resultados expressivos, dois títulos e a inédita classificação à final da competição mais importante do Rugby no Brasil, o Super 8, a temporada da equipe de Rugby XV da equipe bento-gonçalvense superou todas as expectativas e obteve o melhor aproveitamento nestes 10 anos de trajetória no Rugby estadual e nacional. 

No Campeonato Gaúcho XV, com 100% de aproveitamento, o Farrapos conquistou o seu oitavo título consecutivo da competição estadual, mantendo a sua hegemonia no estado. Pela Liga Sul, superando Curitiba e Desterro, o Farrapos conquistou de forma inédita o título do torneio amistoso, que serviu de preparação para o Super 8. Com credenciais pelos títulos do primeiro semestre, o Farrapos chegou à competição nacional visando superar campanhas anteriores e brigar pelo inédito título.

Foto: Kévin Sganzerla

Apesar de, em um primeiro momento, sofrer com a diferença de nível dentro de campo, comparado com as competições estaduais, o Farrapos obteve um ótimo desempenho na primeira fase. Os gaúchos terminanram na vice-liderança com 25 pontos conquistados, mesma pontuação que o líder Jacareí, sofrendo apenas duas derrotas na fase classificatória, conquistando a sua melhor colocação desde que subiu à elite do rugby brasileiro. Superando equipes tradicionais do Super 8, o Farrapos dava claros indícios que brigaria forte pelo título da competição nacional.

Na fase de mata-mata, superando os paulistas Poli-SP e Pasteur, sem grandes dificuldades, o Farrapos chegou pela primeira vez a uma final do campeonato brasileiro, enfrentando outro paulista, desta fez o Jacareí. Na final, as duas melhores campanhas do Super 8 se reencontraram em Blumenau, ambos os clubes chegando de forma inédita à decisão da competição. Com o grande apoio do torcedor bento-goonçalvense, o Farrapos esteve muito próximo de coroar o seu grande desempenho dentro de campo na competição com o título, porém, a taça escapou nos dois derradeiros minutos de partida. Apesar da desolação, o feito de chegar a grande final já significava uma grande evolução do clube e do rugby gaúcho.

Foto: Kévin Sganzerla

- O Super 8 envolve muitos aspectos físico-mental, sacrifício de todos os tipos, muitos jogadores estavam preparados para jogar o Super 8, mas muitos  não estavam preparados para jogar uma final. No dia que chegamos lá, ficou claro a falta de experiência da equipe em jogar definição de competição nacional. Não ganhamos o jogo neste dia, infelizmente perdemos nos últimos minutos, mas a gente ganhou aprendizado. E se tem que falar do resultado, o resultado deixou todos ainda mais motivados - ressalta o técnico Javier Cardozo.

Com 19 jogos disputados pela equipe de Rugby XV em 2017, a equipe conquistou 18 vitórias e foi derrotado em apenas três ocasiões, conquistando um aproveitamento histórico de 85%, somando Campeonato Gaúcho, Liga Sul e Super 8. "O ano do XV foi ótimo, conquistamos um porcentual de vitórias que nunca alcançamos. Notamos a evolução da equipe, notamos que é o trabalho que paga e que estamos trabalhando da forma certa", afirma o comandante da equipe.

Foto: Kévin Sganzerla

Campeonato Brasileiro de Rugby de 2018 será reformulado e contará com 16 equipes

No ano que vem, a competição nacional terá uma nova fórmula de disputa, dividindo 16 equipes participantes em grupos regionalizados. No grupo do Farrapos, Charrua, San Diego e Desterro disputaríam as vagas para a fase final da competição. Segundo Javier Cardozo, a fórmula é uma incógnita, mas afirma que poderá ser complicada já que na primeira fase a equipe enfrentará clubes de um nível menor, recém promovidos, o que pode dificultar caso a equipe chegue à fase de mata-mata contra clubes mais fortes

- O torneio é um desafio. Na primeira parte não vamos jogar contra um SPAC, Curitiba ou São José, então, caso a gente se classificar, vamos pegar de cara um Jacareí, por exemplo, vai ser complicado. Para nós o torneio é uma incógnita. O bom é que vai elevar o nível das equipes que subiram, não sei se a curto prazo, mas daqui a dois a três anos", comenta o técnico do Farrapos - comenta Javier Cardozo.

Em preparação para a competição nacional de 2018, o Farrapos está fechando uma gira na Argentina contra equipes de alto nível e com significativa experiência no rugby. Segundo Javier Cardozo, a gira vai ajudar na preparação e na evolução da equipe para manter um nível alto de competitividade visando novamente a busca pelo título brasileiro. 

Galeria de fotos