• Home › notícias › Outros

Farrapos feminino volta a ação

Depois de um longo tempo parado, o feminino volta e busca alcançar saltos maiores

  1. Publicado em 04/08/2015
Farrapos feminino volta a ação Foto: Federação Gaúcha de Rugby - FGR

A equipe do Farrapos segue com seus trabalhos em todos os sentidos, desde a preparação e treinamento do profissional para o Super 8 quanto para o juvenil, infantil e agora, o feminino, além é claro de melhorias na estrutura do estádio. Depois de aproximadamente três meses parado, o gênero forte volta a tona no Estádio da Montanha, almejando um futuro maior para o rugby feminino em Bento Gonçalves. 

Depois da volta dos treinamentos para a categoria feminina, até então foram realizados três treinamentos, tendo incluído no time principal, em definitivo, apenas 5 garotas, aproximadamente. Porém a escassez de atletas impede que a equipe do Farrapos tenha um time completo para jogar o CGR 7's, equivalente ao campeonato gaúcho de rugby feminino. A competição é dividida por etapas, as quais são realizadas em várias cidades. Atualmente são 8 equipes participantes: Charrua, Centauros, San Diego, Brummers, Serra, Walkirians, Atlântico Sul e Corsários. Já foram realizadas três etapas da competição, ambas vencidas pela forte equipe do Charrua, a qual já sagrou-se campeão brasileiro de rugby feminino, um marco simbólico para o desenvolvimento do rugby feminino no estado.

Mesmo tendo uma infraestrutura bastante qualificada, o Farrapos apenas conta com um forte juvenil masculino, e por conta da falta de atletas, o feminino tenta se reerguer de acordo com suas limitações. Mesmo com a parada, algumas atletas continuaram treinando junto com o masculino, e agora com a volta, almejam patamares maiores. O primeiro objetivo e o mais importante, consequentemente o mais complicado, é trazer garotas para o rugby, mostrando a essência do esporte que cresce a cada dia em nossa região. Num futuro mais distante, o Farrapos visa formar uma equipe feminina para disputar o campeonato gaúcho. 

Enquanto os passos do feminino ainda são lentos, as garotas que hoje treinam, continuam no Farrapos, mantendo o vínculo com o clube, e claro, ajudando como podem. Já que o números de integrantes no elenco feminino é baixo, elas procuram se juntar com outras equipes, realizando treinamentos coletivos com a presença de atletas de outros times, na maioria das vezes, com clubes que também não conseguem ter um número de jogadoras para atuar no campeonato gaúcho, e assim, podem trocar ideias e experiências. A capitã da equipe feminina, Jorgiana Comiotto comentou sobre a importância dessa parceria com outras equipes: "Isso ajuda muito pois, as garotas de outras equipes não tem muita experiência, e são, na maioria das vez, três ou quatro gurias, não podendo formar um time, então a gente acaba trocando experiências, acaba conhecendo outras gurias e assim, fortalecendo uma das essências que é o rugby, a amizade." 

O feminino treina nas quartas-feiras, às 7h30 e nos sábados, sempre quando possível, com atletas de outras equipes. Quem gostaria de participar da equipe feminina do Farrapos e conhecer o esporte, além das instalações do estádio é só se apresentar nos dias dos treinamentos. Para participar, não é cobrado absolutamente nada, apenas é necessário calçar as chuteiras, e ir para campo aprender os valores do rugby, além é claro, de sujar muito o uniforme. 

Galeria de fotos