• Home › notícias › Outros

Farrapos conquista a sua melhor colocação em sua trajetória na competição nacional

Equipe de Javier Cardozo terminou a primeira fase na vice-liderança, com o mesmo número de pontos do líder Jacareí

  1. Publicado em 30/08/2017
Farrapos conquista a sua melhor colocação em sua trajetória na competição nacional

O Farrapos Rugby Clube está a apenas três jogos de conquistar o título inédito da elite do Rugby nacional. Após conquistar a sua melhor colocação no Super 8 desde que subiu à elite em 2010, agora a equipe gaúcha almeja fazer história, visando trazer o título da principal competição de Rugby do país para o Rio Grande do Sul no ano do seu aniversário de 10 anos do clube. 

Na primeira fase, o Farrapos conquistou cinco vitórias e sofreu apenas duas derrotas, ambas fora de casa, terminando a fase regular na segunda colocação com 25 pontos conquistados, mesmo número de pontos que o líder Jacareí, possuindo o melhor ataque da competição, ao lado do Desterro, e a terceira melhor defesa do campeonato. Invicto em casa, a equipe comandada por Javier Cardozo almeja levar para dentro de campo o fator casa e a experiência do seu elenco para passar pelo Politécnica-sP nas quartas de final e seguir na briga pelo título inédito. 

Segundo o comandante técnico da equipe, o balanço foi positivo nesta fase regular de campeonato, ressaltando a grande campanha que seu grupo está realizando dentro de campo, inclusive atuando em seus domínios. "O balanço é bom, vencemos cinco jogos, perdemos apenas dois. Os que perdemos, um contra o Jacareí lá por cinco pontos de diferença, o outro contra o Curitiba, que estávamos desfalcados. Nos jogos que ganhamos, foram os que tivemos o plantel completo e isso nos dá certa tranquilidade, saber que podemos jogar com qualquer um. Temos confiança que se fizermos tudo certo em campo, nós vamos terminar as partida da melhor forma", ressalta Javier Cardozo. 

Elenco com reposições à altura e briga intensa pela titularidade

Um dos principais fatores que está fazendo significativa diferença para o Farrapos em campo é o seu elenco. Com uma mescla de experientes atletas com jovens promissores, a maioria formados pelo próprio clube, o plantel da equipe possui reposições à altura do elenco titular. Mesmo com desfalques, a equipe mostrou boas atuações contra as equipes do Jacareí e do Curitiba, além do último confronto contra o Politécnica, jogo em que dois atletas, Murillo Bonesso e Bruno Marangoni, recém promovidos ao time principal, marcaram seus primeiros tries na competição nacional. 

Com um grupo recheado de atletas experientes e com uma significativa disputa saudável nos treinos em busca da titularidade, Javier ressalta que isso é muito importante para a motivação de cada um dentro de campo. "O ideal é ter 30 jogadores disputando posições para jogar porque isso faz o atletas melhorar, querer jogar e competir entre eles saudavelmente. Isso faz crescer como plantel e anima muito mais ao clube a competição, sabendo que temos um volume de jogadores que está na altura das circunstâncias", afirma o técnico do Farrapos. 

Artilheiro do Super 8

Além dos números positivos em termos coletivos, o Farrapos também se destaca na individualidade, contando em seu elenco com o artilheiro da competição. Facundo Flores, um dos destaques da equipe até então, é líder isolado no ranking dos melhores atletas do Super 8, com 86 pontos anotados em apenas sete partidas, alcançando exatamente o número de pontos marcados na temporada passada, a qual o kicker atuou em 12 jogos disputados. Beirando o 100% de aproveitamento em conversões e penais, Facundo Flores tem sido uma peça fundamental na equipe titular do Farrapos, inclusive, sendo responsável por decretar dois resultados positivos na competição, um contra o Pasteur e outro contra o Desterro, nos minutos finais de jogo. 

Melhor ataque da competição

O Farrapos possui o melhor ataque do Super 8, com um total de 213 pontos anotados em apenas sete jogos, com uma média de 30 pontos marcados por partida. A equipe tem como ponto forte e principal jogadas em velocidade, explorando o máximo a largura e "profundidade" do campo, principalmente nas laterais, utilizando também muito de sua força para chegar a linha de ingoal pelo meio. Com uma sólida defesa e com uma melhora significativa no número de penais sofridos em relação aos anos anteriores, o Farrapos chega ao seu melhor momento na competição. "O time está passando por um momento em que o jogo está dependendo do nível do Farrapos em campo", afirma Javier Cardozo.

Agora, a equipe enfrenta novamente o Politécnica-SP em casa, visando fazer jus a sua campanha em Bento Gonçalves para passar pelos paulistas e chegar cada vez mais próximo do tão sonhado título do Super 8. O confronto contra o Poli-SP será realizado no sábado, dia 2, às 15h, no Estádio da Montanha. 

Galeria de fotos