• Home › notícias › Futebol

Ex-jogador do Esportivo sobrevive ao acidente de avião da Chapecoense

Alan Ruschel iniciou sua carreira no clube bento-gonçalvense em 2007

  1. Publicado em 29/11/2016
Ex-jogador do Esportivo sobrevive ao acidente de avião da Chapecoense Foto: Guillermo Ossa/Reuters

O ex-jogador do Clube Esportivo Alan Ruschel foi o primeiro sobrevivente do acidente de avião que transportava a delegação da Chapecoense para a final da Copa Sul-Americana em Medellín. Além do lateral-esquerdo da equipe catarinense, foram encontrados com vida outras 6 pessoas, dentre eles, o lateral Rafael, o zagueiro Neto, os goleiros Jacksson Follman e Danilo.

O jogador Alan Ruschel, de 27 anos, natural de Taquara, iniciou a sua carreira profissional no Esportivo em 2007. Ele permaneceu no clube por cerca de dois anos até ser negociado com o Juventude. o atleta foi um dos primeiros a ser resgatado, chegando ao Hospital San Juan de Deus em estado de choque, com múltiplos fraturas em seus superiores e inferiores. "Neste momento está sendo submetido à cirurgias por múltiplos traumas nos membros superiores e inferiores. Ele também apresenta traumas na região da lombar, na coluna. Quando terminar a primeira parte desta cirurgia, deve ser encaminhado a outro centro médico", disse Luíz Fernando Rodríguez, diretor médico do hospital. De acordo com as últimas informações, Ruschel foi transferido para outra clínica da região e o diretor médico do hospital comentou que a lesão na coluna poderia ter atingido a medula óssea, podendo ocasionar em uma paraplegia. 

Além de Alan Ruschel, o ex-goleiro do Esportivo Nivaldo também se salvou do acidente. O atleta que está desde 2006 no clube não foi relacionado pelo técnico Caio Júnior para disputar a final da competição continental. Nivaldo atuou no Esportivo entre 2001 e 2006, quando foi negociado com a equipe da Chapecoense. O goleiro foi um dos poucos atletas que permaneceram no clube desde sua ascensão na série D até chegar a sua permanência na elite do futebol brasileiro, conseguindo chegar à uma final inédita em uma competição fora do país. 

"A cidade está parada, parece um feriado, ninguém na rua. É um momento de sofrimento. Temos que ser fortes, pois isso pode acontecer em algum momento na vida da gente. A situação é muito triste aqui em Chapecó, e a cidade está praticamente parada. A gente tem coração, tem sentimento. É uma perda muito grande para todo o futebol brasileiro, uma equipe que a gente pode dizer no auge. Isso é muito triste, a gente não sabe por onde começar, como as coisas vão acontecer daqui para frente", disse Nivaldo para a Globo Esporte.

Foto: Chapecoense/Divulgação

O acidente que chocou o mundo: 

O avião da companhia aérea venezuelana Lamia, que atua na Bolívia, transportava a delegação da Chapecoense, que seguia para Medellín, onde a equipe jogaria nesta quarta-feira, 30, a primeira partida da final da Copa Sul-Americana, contra o Nacional de Medellín. O acidente aconteceu nas proximidades de Cerro Gordo, no departamento de Antioquia, onde está localizado o Aeroporto Internacional José María Córdova. Segundo comunicado oficial, seis pessoas sobreviveram ao acidente e 75 pessoas morreram. O avião que transportava a delegação da Chapecoense para Medellín, na Colômbia, sofreu um acidente na madrugada desta terça-feira, 29. O avião da LaMia, matrícula CP2933, decolou de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, com 81 pessoas a bordo: 72 passageiros e 9 tripulantes.

Galeria de fotos