• Home › notícias › Futebol

Esportivo sub-17: trabalho amadurecendo progressivamente

Os resultados na tabela não foram o esperado, mas dentro de campo, a evolução é bastante significativa

  1. Publicado em 07/11/2015
Esportivo sub-17: trabalho amadurecendo progressivamente Fabiano Martins/Buda

Encerrou-se mais um ciclo na categoria de base juvenil. Mesmo não rendendo bons resultados na tabela de classificação e nos jogos, a evolução da jovem equipe comandada por Cristiano Fronza foi bastante perceptível, e tende a crescer muito mais se o trabalho ganhar continuação. O que menos importa em uma equipe de categoria de base é o resultado. O objetivo principal é fazer do clube, um formador de atletas para o profissional, o que vem dando resultados positivos para o setor, tendo nos últimos anos, vários jogadores do Esportivo rumando para grandes equipes do futebol brasileiro como o Grêmio e o Flamengo. Tudo isso é fruto das ótimas sementes plantadas pelos profissionais que lutam para manter a categoria em ação. 

Um dos principais pontos frisados pela comissão técnica do Esportivo juvenil, liderada pelo técnico Cristiano Fronza, junto com o preparador físico Fábio Tuchê e o preparador de goleiros Leonardo Casagrande, é o comportamento e a obediência tática dentro de campo. O atual treinador sempre procura fazer de seu grupo de jogadores, uma equipe organizada dentro das quatro linhas, obedecendo aos padrões táticos impostos pelo técnico. Mesmo demorando um bom período para que o entrosamento estivesse estável, e rendesse boas atuações, a equipe conseguiu evoluir radicalmente dentro da competição. Se por um lado, os resultados não vieram, por outro, a satisfação foi enorme por parte da direção por ver um significativo desenvolvimento da equipe, mesmo tendo um elenco bastante jovem comparado com outros times, já que a maioria dos atletas que compõem o grupo tem menos de 17 anos. 

Apesar do bom comportamento técnico e tático da equipe, os resultados não se coincidiram com as grandes atuações nas partidas. Na grande maioria dos jogos, o Esportivo soube dominar o espaço e a posse de bola, conseguindo boas armações de jogadas e chances de finalização. Porém, erros individuais ou lances isolados pesaram para que os resultados não viessem da forma esperada. A exemplo do último jogo da equipe na competição, enfrentando a forte equipe do Grêmio, o Esportivo dominou praticamente toda partida, conseguindo grandes chances de gol e administrando muito bem o placar, porém, faltando menos de 10 minutos para o apito final, duas bolas paradas para a equipe tricolor resultaram na virada do Grêmio em cima do Alviazul. 

Esportivo foi amplamente superior na partida, mas tomou a virada nos minutos finais

Todo esse trabalho desenvolvido pelo Esportivo, o qual vem gerando ótimos frutos, poderia ser ainda melhor com o apoio financeiro para manter as devidas condições de trabalho e gradativamente promover o crescimento da categoria juvenil no Esportivo, afinal, um clube sem seu laboratório de atletas, impede ainda mais o seu desenvolvimento e crescimento como instituição e como clube formador. Tanto a direção do Clube Esportivo, principalmente o vice-presidente das categorias de base, Gilson Rigo, como a comissão técnica e alguns membros de fora do clube que ajudaram bastante o Esportivo no que se diz respeito a transporte, alimentação, dentre outros fatores importantes, fizeram de tudo para que continuasse as ações na categoria sub-17, mantendo os trabalhos em funcionamento e dando continuação a formação dos atletas. 

Agora, a direção atual do Esportivo, junto com a futura gestão que comandará o clube no biênio 2016/2017, estarão analisando a situação financeira do clube para concluir se o trabalho na categoria juvenil ganhará progressão para os próximos anos. Muitos frutos já foram colhidos nos últimos anos nas categorias inferiores, e para dar continuação, é preciso motivação e apoio para que o crescimento de formação de atletas continue progredindo.

Galeria de fotos