• Home › notícias › Futebol

Esportivo homenageia Neca na Calçada da Fama do Futebol Gaúcho, na sede da FGF

Ex-meio-campista atuou no clube entre os anos de 1969 a 1975

  1. Publicado em 24/11/2017
Esportivo homenageia Neca na Calçada da Fama do Futebol Gaúcho, na sede da FGF Foto: Canal do Futebol Gaúcho

O Clube Esportivo, por meio da direção atual, homenageou o ex-jogador da equipe, Antônio Rodrigues Filho, o Neca, o qual foi estampado na Calçada da Fama do Futebol Gaúcho, na rampa de acesso à sede da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), representando o Alviazul. A inauguração do espaço, o qual conta com 55 atletas e ex-atletas, treinadores e dirigentes, foi realizada na última sexta-feira, dia 17, na FGF. 

O meio-campista começou sua carreira no Rio Grande, vindo ao Esportivo em 1969. Neca participou da fase áurea do clube na década de 1970, sendo um dos protagonistas a grandes campanhas do Esportivo na elite do futebol gaúcho. No Alviazul, conquistou título como a Copa Governador do Estado, em 1973, e se consagrando campeão do interior gaúcho em duas ocasiões. Em 1975, foi contratado pelo Grêmio, por insistência do técnico Ênio Andrade. 

Em pé: Mosquito (massagista), Gasperin, Jauri, Joel, Paulo Araújo, Marcos e Carlos Miguel. Agachados: Gonha, Rui, Lairton, NECA e Décio.

No Grêmio, onde se tornou um dos vinte maiores artilheiros da história do time gaúcho, com 60 gols, foi convocado para a Seleção Brasileira, numa convocação em que foi considerado a grande surpresa do elenco do técnico Oswaldo Brandão para alguns torneios amistosos. Após sua passagem no Grêmio, esteve atuando no Corinthians, no Cruzeiro, onde foi vice-campeão da Libertadores e no São Paulo, onde se consagrou campeão brasileiro, em 1977. Neca encerrou sua carreira em 1987, atuando no Rio-Grandense. 

O presidente do Esportivo, Guilherme Salton, junto com a direção, optou por homenagear Neca como representante do clube na Calçada da Fama por conta de sua grande ascensão do futebol brasileiro, chegando a atuar na Seleção Brasileira. 'Pelo seu destaque principalmente como jogador da seleção brasileira, é a homenagem mais justa. Cada momento teve um destaque, mas na representatividade geral, um atleta que chegou ao auge, na seleção, não existe outro. Escolhemos quase por unanimidade", ressalta o presidente. 

Galeria de fotos