• Home › notícias › Futebol

Especial 96 anos: Trajetória recente

O Esportivo completa hoje 96 anos de existência

  1. Publicado em 28/08/2015
Especial 96 anos: Trajetória recente

Hoje, dia 28 de agosto, o Clube Esportivo Bento Gonçalves celebra os seus 96 anos de existência, marcado por conquistas, títulos e principalmente, muitas histórias. Dentre sua vasta história, o Esportivo se tornou um dos maiores clubes do interior gaúcho, conquistando títulos memoráveis e se tornando cada vez mais forte tanto a nível estadual quanto a nível nacional. Aqui você verá uma pincelada dos principais eventos nestes 96 anos e sua trajetória recente, desde a inauguração do estádio Montanha dos Vinhedos até então.

Fundando no dia 28 de agosto de 1919, em um dos salões do Clube Aliança, surgia o Clube Esportivo Bento Gonçalves. A sua inauguração oficial foi feita no dia 21 de setembro, também no Clube Aliança e depois com uma partida comemorativa contra a equipe de Garibaldi, jogo o qual terminou 1 a 1. O pontapé inicial foi dado pela madrinha do Esportivo Alinda D’Arrigo. Em seus primeiros anos de existência o Clube Esportivo realizava várias excursões para cidades vizinhas. As viagens até o destino eram realizadas por meio de trem, carroças ou até de cavalo. 

Pontapé inicial realizado pela madrinha Alinda D'Arrigo/Foto: Acervo Alviazul

 

Depois de sua fundação, muitos eventos marcaram a história do Clube Esportivo, dentre as principais, estão: a inauguração do Estádio da Montanha, em 1945; o primeiro título a nível estadual em 1969, conquistando a segunda divisão gaúcha; a fase áurea do Alviazul nos anos 70, marcada por várias conquistas, vitórias extraordinárias em cima da dupla Grenal e o Vice Campeonato gaúcho de 1979; os primeiros passos para a construção de seu mais novo estádio; Consolidação no estado na década de 80 e sua trajetória recente. 

Time:(da esquerda para a direita em pé) Edegar, Jânio, José, Celso Freitas, Raquete, Carlão, Jaci massagista; (agachados) Rivelino (filho do treinador Espinosa), João Carlos, Toninho Fronza, Adilson, Tovar e Rubem.

 

Trajetória Recente:

Um dos grandes eventos que aconteceu na história do Clube Esportivo foi a construção e inauguração do seu mais novo e moderno estádio, o Parque Esportivo Montanha dos Vinhedos. No dia 29 de fevereiro de 2004, o Esportivo enfrentou na inauguração o Pelotas, conquistando a sua primeira vitória na nova casa pelo placar de 2 a 0, tendo como primeiro gol marcado pelo atacante Ernestina. O Estádio tem capacidade para aproximadamente 15.000 pessoas, sendo uma das maiores e melhores infraestruturas do interior gaúcho. O estádio já foi palco do Campeonato Sul-Americano sub-15 de 2007, recebendo vários jogos da fase de grupos da competição, a qual teve como campeão a seleção brasileira. 

A nova casa deu um impulso para o Esportivo seguir com sua trajetória cheia de glórias, e não demorou muito para o Esportivo começar a fazer história em seu novo estádio. No mesmo ano da inauguração da Montanha dos Vinhedos, o Esportivo conquistou a Copa FGF ao vencer o Gaúcho de Passo Fundo nos dois jogos da final por 3 a 0 e por 2 a 0, respectivamente conquistando a vaga para a Copa do Brasil. Com Paulo Porto no comando, a equipe foi praticamente imbatível, sendo derrotado apenas uma fez. Ainda por cima, a equipe derrotou o seu rival Caxias na semifinal, tornando-se finalista do torneio e conquistando o seu primeiro título no novo estádio, além de também ter no elenco o artilheiro da competição, Fernando, com 13 gols. 

Na Copa do Brasil, o Esportivo enfrentou na primeira fase a equipe do Londrina, vencendo o jogo de ida por 4 a 1 e perdendo no jogo da volta pelo placar de 2 a 0, classificando-se para a segunda fase. O Esportivo pegou a forte equipe do Fluminense na segunda fase. No jogo de ida, o Esportivo foi muito superior na partida, mas mesmo assim não conseguiu um resultado positivo. Acabou sendo derrotado pelo placar de 2 a 1. No jogo da volta, a equipe foi jogar no Maracanã, e foi derrotado pelo tricolor das laranjeiras pelo placar de 1 a 0. 

Foto: Acervo Alviazul

Em 2007, o Esportivo protagonizou uma grande campanha no campeonato gaúcho, terminando na segunda colocação de seu grupo com 25 pontos, mas na fase de mata-mata acabou sendo eliminado na segunda fase pelo vizinho Veranópolis. No mesmo ano, a equipe foi para a série C do Campeonato Brasileiro, fazendo uma das melhores campanhas em sua história a nível nacional. Na primeira fase, a equipe terminou na segunda colocação, ficando a frente de seu rival Caxias. Na segunda fase, num grupo mais complicado, o Esportivo ficou na ponta da tabela, porém na terceira fase, em um grupo recheado de fortes equipes, o esportivo não conseguiu avançar na competição.

Depois de fazer boas campanhas nos campeonatos estaduais, ser campeão da Copa FGF e conseguir ir longe na série C, aos poucos a trajetória de conquistas e de glórias foi decrescendo. Em 2010, fez uma campanha lastimável no campeonato gaúcho, caindo para a segunda divisão. Em 2011, mais uma campanha lastimável marcou o ano de derrotas e de tristezas, tanto na Divisão de acesso quanto na Copa FGF. Nesta última competição, o clube não obteve nenhuma vitória.

Em sua história, o Esportivo nunca ficou mais de dois anos seguidos na segunda divisão gaúcha desde que subiu pela primeira vez a elite do futebol gaúcho. E esse aspecto continuou a se repetir, desta vez em 2012. O Esportivo fez uma brilhante campanha, ficando em primeiro colocado em todas as fases da competição, conquistando o acesso de volta para a primeira divisão gaúcha com o tricampeonato conquistado em cima do Passo fundo. No ano seguinte, o Alviazul obteve um ótimo desempenho no Gauchão, chegando até a semifinal da taça Piratini tudo isso com o comando de Luis Carlos Winck. 

Foto: Clube Esportivo

Em 2014, novamente o pesadelo veio atormentar o clube Alviazul. Em um ano conturbado, cheio de situações inusitadas, dentre elas a luta no STJD, por conta de atos de racismo praticados pelo torcedor ao ex-arbitro Márcio Chagas, caso o qual ainda não foi esclarecido totalmente até agora, o Esportivo acabou sendo rebaixado pela segunda vez em menos de 5 anos para a segunda divisão. Em 2015, nada mudou. Outra campanha pífia deixou o torcedor ainda mais preocupado e decepcionado com a equipe. A entrada de Valdir Espinosa no clube não ajudou em nada e o clube acabou sendo eliminado na primeira fase da competição. 

Nos últimos anos, o Clube Esportivo viveu momentos complicados, dentro e fora de campo, mesmo assim, não tira toda a história do Clube Esportivo, o qual mesmo encontrando-se em uma fase ruim, é um dos melhores clubes do interior gaúcho pela sua vasta história de muitas conquistas e de muitas histórias. E espera-se que no futuro, o Esportivo volte as suas origens e mostre o que é de verdade.  

Galeria de fotos