• Home › notícias › Especial

Eleições 2016: Propostas para o esporte do candidato Guilherme Pasin

Atual prefeito de Bento Gonçalves apresenta as suas propostas para o esporte de Bento Gonçalves

  1. Publicado em 20/09/2016
Eleições 2016: Propostas para o esporte do candidato Guilherme Pasin Foto: Felix Zucco /Agencia RBS

A FML Esportes, meio de comunicação exclusivamente voltado ao esporte de Bento Gonçalves e região, apresenta as propostas dos candidatos à prefeitura de Bento Gonçalves a respeito do esporte e lazer do município. Realizamos um questionário com cinco questões para os candidatos responderem livremente e apresentarem as suas propostas com base em cinco quesitos abordados nas perguntas formuladas: Projetos Sociais, Competições amadoras, esporte de alto-rendimento, eventos esportivos e infraestrutura. 

A coligação Digo Sim para Bento composta pelo candidato Guilherme Pasin e o vice Aido Bertuol apresenta as suas propostas do esporte e lazer para a cidade de Bento Gonçalves:

FML: Os Projetos Sociais são de suma importância para o crescimento de milhares de crianças e adolescentes. Acima de tudo, buscam através do esporte a transformação da sociedade. Com base em suas propostas, de que forma esses programas que utilizam o meio esportivo podem crescer e se espalhar ainda mais pela cidade de Bento Gonçalves? 

Guilherme Pasin: Temos muito orgulho do programa municipal Bento Mais- da criança, do jovem e do futuro, que criamos em nosso governo e que atualmente beneficia cerca de 15 mil jovens com atividades na área do esporte, das artes e da cultura no turno inverso da escola. Somente com oficinas gratuitas ligadas ao esporte são quase 10 mil crianças praticando modalidades como Vôlei, Futsal, Futebol, Jiu Jitsu, judô, ciclismo, atletismo, entre outros. O compromisso, então, é de que vamos fazer muito mais. Vamos seguir ampliando este programa para atender mais crianças e adolescentes, e vamos ampliar as modalidades esportivas.

FML: Vemos atualmente competições amadoras fragilizadas na cidade, mas que são outros meios de entretenimento e lazer e de incluir jovens ao esporte. Quais serão as suas propostas para manter o amador de Bento Gonçalves e o que fazer para que essas competições conquistem uma maior amplitude na cidade? 

Guilherme Pasin: Muito pelo contrário, o futebol amador de Bento Gonçalves foi valorizado em nossa gestão. A prova disso foram os inúmeros campeonatos realizados ao longo de nossa gestão. Copa Amizade, Citadino, Distrital de Futsal e de Futebol, todos eles foram organizados pela Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (SEMJEL) e tiveram recorde de equipes inscritas. Foram nove campeonatos realizados, com 119 equipes participantes e 2394 atletas envolvidos nas competições. Nossa proposta é continuar incentivando e apoiando o esporte amador. O que buscamos agora é promover ainda mais o intercâmbios escolares, fortalecer e promover campeonatos, torneios e eventos esportivos das comunidades.

FML: O incentivo ao esporte de alto rendimento como política pública traz influências recíprocas entre a cidade e o esporte. Porém, para obter uma aproximação entre a sociedade e as entidades esportivas, profissionais ou não, é necessário fomentar essas instituições, como forma de incentivo ao esporte e ao lazer. Em Bento Gonçalves, várias entidades atendem o público bento-gonçalvense como é o caso do vôlei, rúgbi, futebol, futsal, dentre outros tantos esportes. O que fazer para dar continuação a essa valorização do esporte com base no incentivo dessas entidades e como ampliá-lo? 

Guilherme Pasin: As entidades esportivas também estão contempladas em nossa política pública. Por meio do Conselho Municipal de Esportes a administração municipal concedeu, nos últimos três anos, cerca de R$ 350 mil por ano para entidades. Vamos seguir apoiando o esporte, seja nas escolas, seja nas quadras, nos campos do interior, em várias modalidades.

FML: Eventos esportivos na cidade são meios de lazer como também, formas de incentivo ao esporte. Qual a importância desses eventos e como incentivar ainda mais esse tipo de atividade na cidade com o objetivo de fomentar o esporte e aproximar a sociedade com as práticas esportivas?

Guilherme Pasin: Bento Gonçalves tem tradição esportiva. Foi em nosso gestão que grandes eventos esportivos foram promovidos e realizados com a participação decisiva do governo. Podemos citar as etapas do Campeonato Gaúcho de Downhill, de Pádel, ciclismo, o estadual de judô, o brasileiro e gaúcho de tênis de mesa, a seletiva internacional de jiu-jitsu entre outros. A realização destes eventos e a presença de importantes atletas em nosso município são um estímulo para crianças e adolescentes, pois sabemos que os atletas, além de protagonistas do esporte, são agentes de transformação social, influenciando positivamente o comportamento sobretudo para os jovens e portanto, podem ser modelos de conduta para atitudes positivas ou negativas. Vamos continuar apoiando, incentivando e promovendo os eventos esportivos, campeonatos e torneios por meio da ação direta do poder público ou por meio de parcerias.

FML: Durante os últimos anos, observamos uma ampliação no quesito infraestrutura para práticas esportivas, como é o caso de academias ao ar livre e estruturas de alto rendimento como no Estádio da Montanha. Entretanto, vemos outras obras que carecem de infraestrutura e de apoio. Quais são as suas propostas com base na infraestrutura referindo-se ao esporte?

Guilherme Pasin: Nosso Plano de Governo abrange a continuidade da implantação de infraestruturas destinadas ao esporte.  Porém trabalhamos com um projeto mais amplo. Nossa proposta visa investimentos no esporte que contemplam desde a infraestrutura até a formação e o incentivo de atletas.

Galeria de fotos