Eleições 2016: Propostas para o esporte do candidato Evandro Speranza

Candidato do PDT à prefeitura de Bento Gonçalves apresenta suas propostas para o esporte e lazer do município

  1. Publicado em 20/09/2016
Eleições 2016: Propostas para o esporte do candidato Evandro Speranza

A FML Esportes, meio de comunicação exclusivamente voltado ao esporte de Bento Gonçalves e região, apresenta as propostas dos candidatos à prefeitura de Bento Gonçalves a respeito do esporte e lazer do município. Realizamos um questionário com cinco questões para os candidatos responderem livremente e apresentarem as suas propostas com base em cinco quesitos abordados nas perguntas formuladas: Projetos Sociais, Competições amadoras, esporte de alto-rendimento, eventos esportivos e infraestrutura. 

A coligação Bento é Feita por Todos composta pelo candidato Evandro Speranza e o vice Manoel Aguiar Nobre apresenta as suas propostas do esporte e lazer para a cidade de Bento Gonçalves:

FML: Os Projetos Sociais são de suma importância para o crescimento de milhares de crianças e adolescentes. Acima de tudo, buscam através do esporte a transformação da sociedade. Com base em suas propostas, de que forma esses programas que utilizam o meio esportivo podem crescer e se espalhar ainda mais pela cidade de Bento Gonçalves?

Evandro Speranza: De várias formas: O PDT tem como uma de suas principais bandeira a educação. Temos que ter como princípio a educação para a base de tudo. Hoje estamos atrasados na forma de pensar a educação. O contra turno escolar é uma das formas de evoluir na educação. Enquanto não temos escolas em turno integral para todos os estudantes do município, temos que fornecer atividades no contra turno escolar e uma das formas de oferecer essas atividades é através do esporte em parceria com entidades que ofereçam o esporte para essas crianças recebendo uma contrapartida do município. Vamos trabalhar para que seja viabilizado o contra turno escolar para todos.

É sabido que muitos Projetos Sociais são de extrema importância para tirar crianças e adolescentes de situações de vulnerabilidade. E os Projetos com integração esportiva tem um papel fundamental, pois vai muito além da prática de uma atividade física, mas também trabalha a disciplina, o trabalho em equipe, entre outros fatores importantes para o desenvolvimento da criança e do adolescente. Por isso vamos ampliar e apoiar os Projetos Sociais dentro da Lei.

FML: Vemos atualmente competições amadoras fragilizadas na cidade, mas que são outras formas de entretenimento e lazer e de incluir jovens ao esporte. Quais serão as suas propostas para manter o amador de Bento Gonçalves e o que fazer para que essas competições conquistem uma maior amplitude na cidade?

Evandro Speranza: Nosso candidato a Vice Prefeito, o Ceará, tem uma linda história no esporte amador de Bento Gonçalves e possui um vasto conhecimento nessa área. Vamos além ao seu importante questionamento. Não são apenas “formas de entretenimento e lazer e de incluir jovens ao esporte”, mas uma forma de integrar a comunidade como um todo. Uma forma de levar famílias inteiras para um estádio, uma praça esportiva. Então não é apenas uma competição esportiva amadora. É uma forma de integração. É uma grande festa da comunidade. Vamos revolucionar o esporte amador, para que volte a existir essa verdadeira festa nas comunidades. Grandes competições, como a Copa Nostra Itália, por exemplo, não podem ficar apenas na história. Tem que ser presente e futuro.

FML: O incentivo ao esporte de alto rendimento como política pública traz influências recíprocas entre a cidade e o esporte. Porém, para obter uma aproximação entre a sociedade e as entidades esportivas, profissionais ou não, é necessário fomentar essas instituições, como forma de incentivo ao esporte e ao lazer. Em Bento Gonçalves, várias entidades atendem o público bento-gonçalvense como é o caso do vôlei, rúgbi, futebol, futsal, dentre outros tantos esportes. O que fazer para dar continuação a essa valorização do esporte com base no incentivo dessas entidades e como ampliá-lo?

Evandro Speranza: O esporte, por toda a sua importância no desenvolvimento e na integração, deve receber o apoio do Poder Público, mas dentro da Lei e da realidade financeira do município. Uma das formas de apoiar as instituições é a parceria através de projetos que possibilitem a inclusão de estudantes na prática de uma atividade física.

FML: Eventos esportivos na cidade são meios de lazer como também, formas de incentivo ao esporte. Qual a importância desses eventos e como incentivar ainda mais esse tipo de atividade na cidade com o objetivo de fomentar o esporte e aproximar a sociedade com as práticas esportivas?

Evandro Speranza: Eventos esportivos podem ser geradores de receita para o município além de uma forma de visibilidade imediata. Temos que transformar os eventos já existentes e que são sucesso de público, como por exemplo o Rugby, em um verdadeiro espetáculo, que vai muito além do esporte. Fazer com que a comunidade se envolva, esgote os ingressos com antecedência, compre materiais esportivos gerando receita para a entidade que trabalha com o esse determinado esporte. Mas para que isso aconteça precisamos de um vínculo forte entre o poder público e as entidades esportivas. Queremos isso dentro das possibilidades do município e dentro da Lei.

FML: Durante os últimos anos, observamos uma ampliação no quesito infraestrutura para práticas esportivas, como é o caso de academias ao ar livre e estruturas de alto rendimento como no Estádio da Montanha. Entretanto, vemos outras obras que carecem de infraestrutura e de apoio. Quais são as suas propostas com base na infraestrutura referindo-se ao esporte? 

Evandro Speranza: Precisamos pensar que, em primeiro lugar é necessário saber qual a realidade financeira do município. A candidatura Pasin e Gabardo assumiu a prefeitura dizendo que havia uma dívida deixada pelo PT de mais de R$ 50 milhões. Há poucos meses Gabardo deixou o governo Pasin, dizendo que a dívida passava dos R$ 80 milhões. Temos que acreditar nessas informações. Antes de pensar em ampliar as infraestruturas ou construir novas, precisamos fazer o básico até saber qual a real situação do município. O básico é manter as estruturas esportivas em condições para receber os jogos, treinamentos e demais atividades e fazer o que não foi feito para a população até o momento, visto que centenas de crianças ainda estão fora da creche e centenas de pessoas aguardam por exames e cirurgias. Temos que fazer primeiro o básico.

Galeria de fotos