• Home › notícias › Especial

Eleições 2016: Propostas para o esporte da candidata Neilene Lunelli

Candidata do PT à prefeitura de Bento Gonçalves apresenta suas propostas para o esporte e lazer do município

  1. Publicado em 20/09/2016
Eleições 2016: Propostas para o esporte da candidata Neilene Lunelli

A FML Esportes, meio de comunicação exclusivamente voltado ao esporte de Bento Gonçalves e região, apresenta as propostas dos candidatos à prefeitura de Bento Gonçalves a respeito do esporte e lazer do município. Realizamos um questionário com cinco questões para os candidatos responderem livremente e apresentarem as suas propostas com base em cinco quesitos abordados nas perguntas formuladas: Projetos Sociais, Competições amadoras, esporte de alto-rendimento, eventos esportivos e infraestrutura. 

A coligação Bento Mais Humana composta pela candidata Neliene Lunelli e o vice Paulo Wünsch apresenta as suas propostas do esporte e lazer para a cidade de Bento Gonçalves:

FML: Os Projetos Sociais são de suma importância para o crescimento de milhares de crianças e adolescentes. Acima de tudo, buscam através do esporte a transformação da sociedade. Com base em suas propostas, de que forma esses programas que utilizam o meio esportivo podem crescer e se espalhar ainda mais pela cidade de Bento Gonçalves?

Neilene Lunelli: O esporte e lazer são direitos sociais conquistados através de políticas públicas, que viabilizem e garantam o acesso da população, em todos os seus segmentos. Para a coligação Bento Mais Humana o esporte é uma ferramenta de inclusão social, de saúde e educação, por isso deve ser garantindo às crianças e jovens o acesso gratuito a práticas esportivas, através das “escolinhas esportivas” aumentando a qualidade de vida e desenvolvimento humano. O Bento Vital foi um projeto que atendeu mais de 3 mil crianças, na época, por isso vamos reativá-lo.

Uma das ações será a de ampliar o convênio com o Ministério do Esporte, para o programa Segundo Tempo destinado a democratizar o acesso à prática esportiva, por meio de atividades esportivas e de lazer realizadas no contra turno escolar. Também vamos apoiar, através de projetos, as entidades e associações esportivas que atendem crianças e adolescentes.

FML: Vemos atualmente competições amadoras fragilizadas na cidade, mas que são outras formas de entretenimento e lazer e de incluir jovens ao esporte. Quais serão as suas propostas para manter o amador de Bento Gonçalves e o que fazer para que essas competições conquistem uma maior amplitude na cidade?

Neilene Lunelli: Vamos retomar o número de competições promovidas na administração Lunelli, que superou mais de 30 eventos , de diversas modalidades, envolvendo, na época mais de 12 mil pessoas diretamente. Vamos ampliar o atual calendário esportivo. E vamos manter e ampliar o apoio que sempre foi dado ao esporte amador.

FML: O incentivo ao esporte de alto rendimento como política pública traz influências recíprocas entre a cidade e o esporte. Porém, para obter uma aproximação entre a sociedade e as entidades esportivas, profissionais ou não, é necessário fomentar essas instituições, como forma de incentivo ao esporte e ao lazer. Em Bento Gonçalves, várias entidades atendem o público bento-gonçalvense como é o caso do vôlei, rúgbi, futebol, futsal, dentre outros tantos esportes. O que fazer para dar continuação a essa valorização do esporte com base no incentivo dessas entidades e como ampliá-lo?

Neilene Lunelli: Precisamos promover o Bolsa Atleta no município e firmar Convênio com o Ministério dos Esportes para dar apoio aos atletas locais. Em 2014, na condição de vereadora, encaminhei à Prefeitura uma indicação para que transformasse o antigo Estádio da Montanha em Arena do Rugby. Como Prefeita pretendo ampliar essas iniciativas nas modalidades que tem maior representatividade no município,  proporcionando espaço para treinamento, para realização de competições e integração entre as entidades e a sociedade. Uma parceria entre o público e o privado que garanta o acesso de nossos jovens ao esporte.

FML: Eventos esportivos na cidade são meios de lazer como também, formas de incentivo ao esporte. Qual a importância desses eventos e como incentivar ainda mais esse tipo de atividade na cidade com o objetivo de fomentar o esporte e aproximar a sociedade com as práticas esportivas?

Neilene Lunelli: Vamos captar competições nacionais e internacionais, que possam proporcionar visibilidade e conhecimento ao nosso município e nossos atletas. Queremos criar atividades diversas que promovam o esporte, a saúde, o entretenimento e a convivência social nos bairros. Vamos promover políticas de esportes e lazer para a 3° idade e para pessoas com necessidades especiais, pois entendemos que todos tem direito a prática de esporte e lazer.

FML: Durante os últimos anos, observamos uma ampliação no quesito infraestrutura para práticas esportivas, como é o caso de academias ao ar livre e estruturas de alto rendimento como no Estádio da Montanha. Entretanto, vemos outras obras que carecem de infraestrutura e de apoio. Quais são as suas propostas com base na infraestrutura referindo-se ao esporte?

Neilene Lunelli: As Academias de Saúde são uma importante conquista da administração Lunelli, que deixou 10 academias encaminhadas. E nosso objetivo é ampliar o acesso da população à prática de exercícios. Mas queremos a implantação de fato das Academias de Saúde, que é um programa que consta da implantação de polos dotados de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados, com a realização de ações variadas de promoção da saúde, como: práticas corporais e atividades físicas, promoção da alimentação saudável, mobilização da comunidade e acompanhamento das Unidades de Estratégia da Família.

Quanto ao Centro Esportivo de Alto Rendimento, o primeiro passo vai ser retomar o projeto desenvolvido na administração Lunelli, que já tinha sido aprovado pelo Ministério dos Esportes e os recursos captados, na ordem de mais de R$ 5,6 milhões, mas que foram perdidos pela atual administração. A construção de um Ginásio de Esporte, projeto que deixamos com recursos aprovados na ordem R$ 840.000,00, também será retomada. Assim como a construção das quadras poliesportivas nos bairros.

Vamos construir um Centro de Velocidade e Esportes radicais, com infraestrutura e segurança necessária a prática destas modalidades esportivas e buscar recursos para a construção de uma piscina olímpica, como forma de incentivar crianças e adolescentes na prática da natação. 

Galeria de fotos