• Home › notícias › Vôlei

Dentinho anuncia a sua aposentadoria das quadras

Depois de um longo tempo de espera, com a esperança de revê-lo em quadra pelo Bento Vôlei essa temporada, Dentinho anuncia a sua aposentadoria

  1. Publicado em 14/09/2015
Dentinho anuncia a sua aposentadoria das quadras Foto: Fabiano Martins/Buda

No começo deste ano, a expectativa gerada pela permanência de Dentinho nas quadras deixou todos com a esperança viva de revê-lo atuando pela equipe do Bento Vôlei, porém o atleta o qual é conhecido como um verdadeiro ídolo para o torcedor bento-gonçalvense anunciou a sua aposentadoria, deixando as quadras de lado e redirecionando o seu foco para a gestão do clube de Bento. Em sua carreira vitoriosa, deixou marcas bastante expresivas por onde passou, conquistando vários títulos, sendo por muitas vezes, sempre o principal destaque. 

Rafael Luiz Fantin começou sua carreira no Bento Vôlei, em 1991. Antes disso, o jogador tentou trilhar a carreira de jogador de futebol, mas depois de um certo tempo, viu que o seu verdadeiro esporte era o vôlei. Ainda jovem, Dentinho foi convocado pela seleção brasileira na categoria infanto-juvenil para atuar no Mundial realizado na Turquia, conquistando seu primeiro título defendendo as cores do Brasil. No Bento Vôlei, Dentinho esteve na campanha do título de campeão gaúcho do ano de 1997. O jogador revelado pela equipe de Bento ficou na Serra Gaúcha até em 2001, quando saiu para atuar em São Paulo, na equipe do Ecus/Suzano, sagrando-se campeão do Grand Prix Brasil de 2001 e da Copa do Brasil no mesmo ano. Em 2002, foi contratado pela equipe da Ulbra/Canoas, sendo campeão gaúcho novamente e conquistando seu bicampeonato do Grand Prix Brasil. No período entre 2002 e 2004, Dentinho sagrou-se tricampeão gaúcho, campeão da Copa Mercosul e campeão paulista (com a parceria da Ulbra com o clube São Paulo), além de ter ficado com o vice-campeonato da Superliga A na temporada 2003/2004. 

Em 2004, Dentinho foi contratado pelo Unisul, sendo campeão catarinense, porém ficou pouco no clube por problemas com a direção referindo-se a contrato. O jogador aceitou a proposta do Wizard/Suzano na temporada 2004-05, terminando na quarta colocação da Superliga Brasileira A. Em 2005, atuou na equipe Telemig/Minas, representando a equipe do Pinheiros no Campeonato Paulista de 2005, sagrando-se campeão desta competição, e também disputou e conquistou o Campeonato Mineiro no mesmo ano. Além do bicampeonato na Copa Mercosul, chegou até a final da Superliga em 2005-06, ficando como vice-campeão da competição nacional. Em 2006, Dentinho foi convocado pela seleção brasileira, participando de alguns amistosos pela Europa. Depois, em um longo intervalo de tempo, esteve no voleibol italiano, atuando desde 2006 até o começo de 2010. Em sua volta para o Brasil, atuou no Vôlei Futuro, Araçatuba e no Canoas, tendo passagens decisivas para as ótimas campanhas das equipes tanto a nível regional como nacional. 

Em sua volta à equipe que lhe formou como atleta profissional, fez um ótimo papel tanto dentro como fora de quadra. Jogando no Ginásio Municipal, Dentinho foi um dos protagonistas na brilhante campanha da Superliga B de 2014, quando o Bento Vôlei conseguiu o vice-campeonato, conquistando o acesso para a elite do vôlei brasileiro. Agora, fora de quadra, Dentinho espera repetir o seu desempenho que teve dentro de quadra, mas agora como diretor-executivo, para que a equipe de Bento evolua cada vez mais e possa se tornar um dos times mais fortes do vôlei brasileiro. “A minha decisão foi baseada numa trajetória que já vinha acontecendo nos últimos anos. Eu vinha fazendo o trabalho de gestão, acumulando a função de atleta. Acho que agora é o momento de tentar dar um passo à frente, no sentido de tentar profissionalizar ainda mais a gestão do Bento Vôlei, então eu me coloco agora, de fato, fora das quadras“, ressalta Dentinho quanto a sua decisão de abandonar as quadras. 

O Bento Vôlei dará início a sua busca pelo título gaúcho nesta sexta-feira, dia 18, quando enfrenta a equipe do Voleisul pela primeira rodada do campeonato gaúcho de vôlei 2015. 

 

 

 

Galeria de fotos