• Home › notícias › Futebol

Copa Amizade chega para agitar o futebol varzeano de Bento Gonçalves

Serão 40 equipes disputando a competição dividas em duas divisões

  1. Publicado em 29/04/2016
Copa Amizade chega para agitar o futebol varzeano de Bento Gonçalves Foto: Fabiano Martins/Buda

O torneio que cresceu significativamente nas edições passadas ganha força esse ano com 40 equipes na disputa da competição de várzea de Bento Gonçalves. Neste ano, a Copa Amizade terá primeira e segunda divisão, tornando a disputa ainda mais intensa tanto pelo título como pelo acesso. O campeonato terá início neste sábado, dia 30, com 16 jogos somando ambas as divisões. Jogos de estreia aqui.

A competição que iniciou com o nome de "Só Amigos" começou a ser chamada de Copa Amizade em 2013, ganhou repercussão nestes últimos dois anos tendo como objetivo principal, além da busca pelo título, a integração entre comunidades e amigos, preservando como bem diz o nome do torneio, a "amizade" entre as equipes. Nos dois primeiros anos, em 2012 como Só Amigos e 2013 como Copa Amizade, contendo 16 equipes participantes, o vencedor de ambas as competições foi a equipe do Capivara. 

Capivara campeão da Copa Amizade de 2013/Foto: Fabiano Martins/Buda

Em 2014, também possuindo 16 equipes participantes, a Copa Amizade alcançou mais um patamar, ganhando visibilidade e crescendo em tamanho e em público. Nesta edição, a equipe do União derrotou o atual campeão Capivara nos pênaltis, conquistando o título da competição. Em 2015, na decisão, novamente o União levou a melhor, derrotando a equipe do Colorado pelo placar de 3 a 2, conquistando a competição pela segunda vez.

Equipe do União campeã em 2015, atuais campeões da Copa Amizade/Foto: Fabiano Martins/Buda

Neste ano, a competição incluirá mais 24 equipes participantes, as quais estarão disputando a 2ª divisão da Copa Amizade. Os outros 16 times, os quais já possuem uma experiência significativa dentro da competição, lutarão pelo título da 1ª divisão.

1ª divisão da Copa Amizade:

Em formato de pontos corridos, serão 16 equipes participantes, todas jogam entre si em turno único e a equipe que obter melhor pontuação no final se consagrará campeã da competição.

Equipes participantes: União, Tandera, Dopo Legafa, Hakuna, Mônaco, Capivara, Cruzeirinho, Atecubanos, Supremo, Colorado, Missioneiros, Fronteira, Édimais, Real Madruga, 8 da Graciema e BNC Cruzeiro.

2ª divisão:

As 24 equipes, as quais a grande maioria estreará neste ano na Copa Amizade, estão dividas em 6 grupos contendo quatro equipes em cada chave. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para a fase de mata-mata. As 6 equipes que sobrarem na fase final de mata-mata conquistam o acesso para a elite do torneio, com exceção das equipes do Glória, Parceria, Oliveira & Santana e Tigres, pois não possuem um ano disputando amistosos.

Participantes: Grupo 1: San Lauro, Olimpiacos, Glória e Camaleão; Grupo 2: UTI, Bala Trocada, Avacalhados e Só Canelas; Grupo 3: Tigres, Parceria, São Cristovão e Copeiros; Grupo 4: Dallas, Gigantes do Vale, LSC e Avaí; Grupo 5: Amigos da Bola, Atlético Serrano, Atlético-BG e Los Thicos; Grupo 6: Oliveira e Santana, Meia Boca Jr., C.U. Bozo e Lá Coruja.

A competição visa, além do bom futebol dentro das quatro linhas e da busca pelo título e pelo acesso, a integridade entre comunidades e a paz no futebol, promovendo assim a harmonia e claro, a amizade. Uma coisa é certa, não faltará futebol pelos gramados de Bento Gonçalves. 

Galeria de fotos