• Home › notícias › Outros

CBRu implantará academia de desenvolvimento de Rugby no Estádio da Montanha

Treinamentos da seleção atenderão atletas inferiores à categoria M19

  1. Publicado em 12/12/2016
CBRu implantará academia de desenvolvimento de Rugby no Estádio da Montanha Foto: Kévin Sganzerla

A Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) anunciou no último sábado, dia 10, a implantação de um centro de desenvolvimento de Rugby em Bento Gonçalves, no Estádio da Montanha, para atletas iniciantes no esporte, com o objetivo de lapidar novas promessas do Rugby para, possivelmente, integrar o elenco da Seleção Brasileira em competições no próximo ano, bem como prepará-los para chegar ao adulto com um alto nível.

Com a construção de um centro de treinamento no Estádio da Montanha, a CBRu, a qual já havia implantado uma academia no Rio Grande do Sul, localizada em Novo Hamburgo, mas que, por falta de recursos, não conseguiu dar continuação aos trabalhos, viu uma oportunidade de investir no que é denominado hoje polo do Rugby no Estado, abrigando a única equipe gaúcha no Super 8 – primeira divisão brasileira de Rugby.  O ex-técnico do Farrapos, Mário Oliva, um dos coordenadores da Seleção Brasileira M19, ressalta que a implantação da academia será de grande importância para o desenvolvimento do Rugby gaúcho: “Bento Gonçalves definitivamente é um polo de Rugby, e será muito importante a implantação desse centro para o desenvolvimento de atletas que, possivelmente, poderão integrar em breve a seleção brasileira de Rugby, será uma grande oportunidade para todos”, comenta Mário Oliva.

Foto: Kévin Sganzerla

O atual técnico do Farrapos, Javier Cardozo, será o responsável pelos treinamentos da CBRu no centro de desenvolvimento no Estádio da Montanha, o qual atenderá um grande número de atletas de diversas partes do estado. “É um projeto que está sendo feito há quase dois anos aqui no Brasil. A academia vai funcionar num plano de desenvolvimento do Rugby, principalmente focando as categorias de base para preparar eles no juvenil para que cheguem ao adulto com um bom nível. O Farrapos disponibilizará a estrutura e teremos dois a quatro treinos por semana com atletas do clube e de outras cidades. Provavelmente teremos atletas de fora que vão morar aqui, com o foco completamente nos treinamentos”, afirma Javier.

A CBRu complementará o centro de treinamento com novos equipamentos para a academia e poderá disponibilizar aos atletas moradia na cidade para aqueles que desejam se focar inteiramente nos treinos da academia de desenvolvimento. “É uma ferramenta de crescimento que continua nos ajudando em nossos trabalhos. Ficamos muito felizes, vamos trabalhar duro para que seja muito proveitoso”, ressalta o técnico do Farrapos.

Javier Cardozo, técnico do Farrapos e responsável pela academia da CBRu em Bento Gonçalves/Foto: Kévin Sganzerla

Atletas buscam vaga no elenco da Seleção Brasileira M19 para o Sul-Americano

A CBRu realizou, no último sábado, dia 10, no Estádio da Montanha, uma pré-seletiva com os selecionados da primeira seletiva do dia 30 de julho. Aproximadamente 20 atletas de diversas cidades do estado participaram de mais um treinamento comandado pelo técnico da Seleção Brasileira M19, Damian Rotondo, com o objetivo de selecionar atletas para a disputa do Campeonato Sul-Americano de Rugby da categoria M19 em 2017. Dos 20 atletas que integraram os treinamentos, seis deles são das categorias de base do Farrapos. 

Galeria de fotos