• Home › notícias › Futebol

CBFA divulga os grupos e o regulamento da Liga Nacional

Bento Snakes está no grupo 5 e se junta com outras três equipes gaúchas na disputa pelo acesso

  1. Publicado em 18/05/2016
CBFA divulga os grupos e o regulamento da Liga Nacional Foto: Kévin Sganzerla

O site 100 Jardas obteve com exclusividade a definição da CBFA (Confederação Brasileira de Futebol Americano) quanto a tabela, os grupos e o regulamento da nova Liga Nacional, a divisão de acesso à Superliga Nacional. A competição terá a presença de 25 equipes, sendo  dessas quatro gaúchas, incluindo o Bento Gonçalves Snakes. As equipes foram divididas em 3 conferências e em 5 grupos. 

Conferências e grupos da Liga Nacional de 2016:

Conferência Sudeste:

Grupo 1: Get Eagles (MG), Palmeiras Locomotives (SP), Uberlândia Lobos (MG), Uberaba Zebus (MG) e Mooca Destroyers (SP);

Grupo 2: Rio Petro Weilers (SP), Paulínia Mavericks (SP), Ponte Preta Gorilas (SP), Prudente Coronéis (SP) e Leme Lizards (SP).

Conferência Centro-Oeste:

Grupo 3: Leão de Juda (DF), Sinop Coyotes (MT), Brasília Alligators (DF) e Sorriso Hornets (MT);

Grupo 4: Campo Grande Gravediggers (MS), Brasília V8 (DF), Rondonópolis Hawks (MT) e Brasília Templários (DF).

Conferência Sul:

Grupo 5: anta Maria Soldiers (RS), Porto Alegre Pumpkins (RS), Santa Cruz Chacais (RS), Bento Gonçalves Snakes (RS), Joinville Gladiators (SC), Joinville Redlions (SC) e Curitiba Lions (PR).

Na primeira rodada, o Bento Snakes enfrentará a equipe do Santa Cruz Chacais, em confronto que está previsto para o dia 16 ou 17 de julho, em Santa Cruz do Sul. 

Chacais e Snakes se enfrentarão na primeira rodada da Liga Nacional/Foto: Kévin Sganzerla

Regulamento: 

A fase regular deverá acontecer entre os dias 16 de julho e 9 de outubro. Cada equipe na fase classificatória terá 4 jogos, dois como mandante e dois como visitante. Serão 8 equipes que se classificarão para a segunda fase do torneio, sendo elas composta por: Os primeiros colocados de cada grupo mais o segundo colocado da Conferência Sul, os segundos colocados da Conferência Sudeste (grupo 1 e 2) e os segundos colocados da Conferência Centro-Oeste (grupo 3 e 4). 

Nos playoffs, nas quartas de final, prevista para ser realizada no dia 29 ou 30 de outubro, o campeão do grupo 1 enfrenta o campeão do grupo 2. O campeão do grupo 5 enfrenta o segundo colocado da região Sul, garantindo uma equipe do sul do país na semifinal. O campeão do grupo 3 enfrenta o melhor segundo do Centro-Oeste, e a última vaga para a semifinal sai do vencedor do confronto entre o campeão do grupo 4 e o melhor segundo da região Sudeste. 

Todas as regiões terão uma equipe na semifinal da competição. Os confrontos valendo uma vaga para a grande final do campeonato será definido em um confronto entre uma equipe da região sudeste contra uma equipe da região sul e no outro jogo, uma equipe do Centro-Oeste e uma equipe da região Sudeste ou Centro-Oeste. Quem manda as partidas de semifinais serão sempre as equipes com a melhor campanha. As partidas estão previstas para serem realizadas no dias 19 e 20 de novembro. 

A final está prevista para o dia 10 ou 11 de dezembro, uma semana antes do Brasil Bowl (final da Superliga Nacional). A equipe com melhor campanha terá o direito de mando de campo.

Acesso a Superliga Nacional:

As três melhores classificadas terão suas vagas asseguradas para a elite do Futebol Americano Brasileiro. A quarta vaga saíra da Liga Nordeste. 

Galeria de fotos