• Home › notícias › Especial

Categorias de base e núcleos esportivos seguem gerando ótimos frutos para o esporte de Bento Gonçalves

Instituições de alto-rendimento e academias oferecem oportunidades aos jovens a praticarem esportes

  1. Publicado em 14/10/2016
Categorias de base e núcleos esportivos seguem gerando ótimos frutos para o esporte de Bento Gonçalves Farrapos aproxima os jovens dos do Rugby/Foto: Kévin Sganzerla

As modalidades esportivas disponibilizadas em Bento Gonçalves por meio de instituições de alto-rendimento ou não estão se expandindo cada vez mais, com o objetivo de proporcionar as crianças e adolescentes uma oportunidade de desfrutar do que o esporte tem de melhor para oferecer. O número crescente de alunos nos núcleos de projetos sociais e de categorias de base é consequência do quão importante é o investimento realizado ao esporte que, por meio dele, pode transformar a sociedade e o bem estar de todos. 

Seja no futebol, no vôlei, no judô, no rugby ou em qualquer outra modalidade, cada vez mais frutos estão sendo colhidos pelos clubes e instituições, colocando diversos atletas no mundo esportivo profissional, promovendo o desenvolvimento de futuros talentos por meio da formação esportiva e da cidadania como ferramenta de transformação e inclusão social. Prova disso são os diversos atletas oriundos da base do Clube Esportivo que agora estão integrando equipes como Grêmio e Internacional; jogadores de rugby que, desde cedo, iniciaram a praticar o esporte e hoje estão próximos de convocações para a seleção brasileira de Rugby; atletas que por meio de núcleos sociais, foram se aproximando cada vez mais do esporte profissional, como é o caso do vôlei e do Muay Thai, entre diversos outros frutos que provam o êxito do trabalho desenvolvido com jovens promissores. 

Wesley Bernardino, um dos selecionados para avaliação no Internacional e  Welinton Oppenkoski, convocado para seleção brasileira de vôlei sub-18

Mesmo com números aproximados, é possível se ter uma ideia da expansão de crianças e adolescentes abaixo dos 18 anos que estão integrando alguma modalidade esportiva em Bento Gonçalves e que procuram por meio do esporte, diversão, saúde física e mental e, sobretudo, o aprendizado. 

- Clube Esportivo (Futebol): Total - 183 atletas, divididos nas seguintes categorias: sub-9, sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17. No futuro, poderá ser implantado a categoria sub-20 e espera-se chegar em 2017 aos 200 atletas no total, de acordo com o diretor das categorias de base, Rogério Capoani; 

- BGF (Futsal): Total - 150 atletas, divididos nas seguintes categorias: sub-7,sub-9, sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17, somando os atletas que estão treinando na Madecenter, também sob a supervisão do coordenador Vaner Flores;

Projeto Social do BGF possibilita o clube atender diversas crianças de diferentes idades/Foto: Kévin Sganzerla

- Bento Vôlei (Vôlei): Categorias de base: Total - 120 atletas, divididos nas categorias Mini Vôlei (sub-11), Mirim (sub-13), Infantil (sub-15) e Infanto-Juvenil (sub-17). O Projeto Social do clube atende atualmente mais de 600 crianças e adolescentes em 10 núcleos localizados em diferentes pontos da cidade.

- Farrapos (Rugby): Total - 85 atletas, divididos da seguinte forma: Escolinha, Juvenil (M19) e feminino (30 atletas aproximadamente), sob coordenação de Angelo Marcucci, Javier Cardoso, Diego de Souza. Além das categorias, os coordenadores realizam treinamentos nas escolas do município com o objetivo de aproximar o rugby da população. 

- Garra Team (Jiu Jitsu e Muay Thai): Total - aproximadamente 700 crianças e adolescentes, incluindo o projeto social promovido pela academia de Eduardo Virissimo. Deste número, 550 treinam na modalidade Jiu Jitsu e 150 praticam Muay Thai. 

Número de praticantes de Jiu Jitsu continua crescendo no município/Foto: Kévin Sganzerla

- ACBJJ (Jiu Jitsu): Total: 58 praticantes. A academia que está atendendo atletas recentemente possui o Projeto Renascer que isenta a mensalidade de todas as crianças que são matriculadas e que não possuam condições financeiras para a prática. Futuramente, a academia disponibilizará transporte próprio para os atletas. 

- Physio (Judô): Total: 700 crianças aproximadamente, divididas em quatro núcleos disponibilizados através do Projeto Social promovido pela academia. Além deste número, outros 80 atletas fazem parte de treinamentos, porém privados ou particulares. 

- Associação Bento-gonçalvense de Taekwondo: Total: 70 alunos, treinados na academia e em outros quatro núcleos localizados em salões das comunidades. 

- Outras instituições que possuem um aspecto mais privativo como é o caso de escolinhas de futebol e futsal, centro de treinamentos de pádel, tênis de mesa, atletismo, dentre outras modalidades, também atendem um número bastante significativo de crianças e adolescentes no município. 

A FML Esportes estará apresentando neste final de ano o trabalho que vem sendo desenvolvido pelas instituições que promovem as modalidades esportivas e resultam no descobrimento de muitos talentos que, por consequência, representam Bento Gonçalves no meio esportivo em diversas competições e eventos e elevam a certeza de que o trabalho promovido pelos clubes e instituições está sendo efetivo em seu papel. 

Galeria de fotos