• Home › notícias › Futebol

Categorias de base do Esportivo seguem em constante evolução

Número de atletas revelados e negociados pelo clube continua crescendo a cada ano

  1. Publicado em 04/11/2016
Categorias de base do Esportivo seguem em constante evolução Foto: Kévin Sganzerla

 As categorias de base do Clube Esportivo têm sido, nos últimos anos, uma grande oportunidade para atletas integrarem o mundo profissional do futebol. O número crescente de jogadores revelados e negociados pelo clube para equipes com uma estrutura aprimorada e exclusiva para a formação de novos atletas comprova a evolução do trabalho desenvolvido pelo Esportivo em suas categorias inferiores, oferecendo, mesmo com limitações, ensinamentos espelhados ao modelo moderno do conceito atual do futebol.

Nos últimos anos, vários jogadores que passaram pelas categorias de base do Esportivo estão firmados em outros clubes de primeira divisão, integrando elencos sub-20 e até profissionais, como é o caso de André Girotto, o qual chegou a fazer parte da equipe principal do Palmeiras e hoje, está no futebol japonês. No período entre 2013 e 2016, aproximadamente seis atletas foram envolvidos em negociações com outros clubes, principalmente com a dupla Grenal. Dentre a principal revelação do clube, Kelvin se destacou na categoria sub-17 e foi promovido ao elenco principal do Esportivo, chegando a ser titular da equipe na disputa da Divisão de Acesso de 2015. O meio-campista estava na categoria sub-20 do Grêmio e disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2016. Atualmente, Kelvin integra o elenco do São José de Porto Alegre na copinha do segundo semestre, recentemente conquistando o título da Copa Caçapava pela equipe. 

Kelvin foi o destaque da equipe do Esportivo na Divisão de Acesso de 2015/Foto: Fabiano Martins/Buda

Em 2016, com a reformulação das categorias de base do clube, Márcio Ebert assumiu o lugar de Cristiano Fronza no comando técnico da categoria sub-17, sendo o responsável por conquistar a melhor campanha do Alviazul na competição estadual, mesmo com um elenco significativamente jovem em comparação aos demais clubes. Os resultados dentro de campo e o trabalho desenvolvido pela comissão técnica teve como consequência, interesses de outras equipes em atletas do clube. Ao todo, só esse ano, foram cinco jogadores selecionados para um período de avaliações, três deles no Internacional e os outros dois no Juventude.

Grêmio x Esportivo - Campeonato Gaúcho sub-17/Foto: Kévin Sganzerla

Porém, os resultados não são limitados a negociações e atletas revelados. As categorias de base do clube, desde a sub-9 até a sub-15, cresceram gradativamente ao longo do ano, atendendo um número bastante significativo de crianças e adolescentes na escolinha do Esportivo. De acordo com Rogério Capoani, Vice-Presidente do departamento amador, atualmente são atendidos 160 atletas, divididos nas seguintes categorias: sub-9, sub-11, sub-13 e sub-15, comandados por Acácio Eggres, Marcelo Nunes, Vinícius Casagranda e Márcio Ebert. A expectativa da direção é que, até o final do ano, esse número cresça e alcance 200 participantes. “O objetivo traçado para este ano é a captação de atletas para a escola, e com isso, aumentar o número de alunos e organizar o departamento, fazendo com que o modelo implantado seja assimilado por nossos atletas”, destacou Acácio Eggres, coordenador das categorias de base do clube.

Foto: Kévin Sganzerla

Mesmo que o Projeto esteja em sua fase inicial, a direção almeja aprimorar as categorias de base e, futuramente, dentro das limitações financeiras do clube, criar uma categoria sub-20. “Estamos montando o projeto para tudo isso, mas ainda está em fase de aprimoramento”, ressalta Rogério. Além disso, a diretoria tem como objetivo alcançar novos patamares com as categorias inferiores, ampliando o projeto através de diversas ações junto aos pais. “Estamos desenvolvendo algumas ações com a participação efetiva dos pais. Criamos uma comissão de pais e faremos nome em breve a este projeto que aliará a força, vontade e seriedade. Já tivemos alguns encontros regulares com esta comissão e realizaremos diversas ações para inclusive arrecadar fundos que auxiliem em manter o bom funcionamento dos trabalhos. O principal objetivo disso tudo é atingir a comunidade para que voltem a apoiar o clube e o nosso trabalho com as crianças e adolescentes”, destaca Rogério. 

Horários dos treinamentos da Escolinha do Esportivo:

Quartas e sextas, 8h30 às 11h: sub-7 à sub-15;

Quartas e sextas, 13h30 às 16h15: sub-7 à sub-13;

Terças e quintas, 13h30 às 16h15: sub-14 e sub-15.

Galeria de fotos