• Home › notícias › Outros

Carlos Barbosa Ximangos terá equipe feminina em 2018

Clube está formando equipe feminina de Flag Football para disputar futuras competições

  1. Publicado em 02/02/2018
Carlos Barbosa Ximangos terá equipe feminina em 2018 Foto: Djenifer de Lima/Ximangos

O Carlos Barbosa Ximangos está iniciando o processo de formação de novas categorias para expandir o público praticante de futebol americano no município. O clube agora contará com uma equipe feminina de Flag Football em 2018, aproximando também o gênero feminino ao esporte. Os treinos oficiais da categoria iniciam no mês de fevereiro. 

A ideia do Flag feminino começou em tom de brincadeira, mas logo virou realidade. O projeto foi levado à diretoria por meio das namoradas, esposas e familiares dos atletas do Ximangos, e a ideia começou a ser implantada no clube no início de 2018. Atualmente a equipe feminina possui 18 atletas, que já iniciaram os treinos, porém o início oficial dos trabalhos na categoria dentro de campo se dará em um "treino aberto", evento que acontecerá em fevereiro, ainda sem data definida, com a participação de atletas interessados em fazer parte da equipe feminina. 

Segundo a jogadora e conselheira fiscal do Ximangos, Djenifer de Lima, a ideia é participar de competições oficiais no futuro. "A ideia é participar da Copa RS Feminina de Flag, que no ano passado ocorreu em Bento Gonçalves. Entretanto, precisamos treinar e nos dedicar muito para estarmos preparadas. Tudo dependerá da evolução da equipe", afirma a atleta. 

Foto: Djenifer de Lima/Ximangos

Além do feminino, a categoria juvenil também está nos planos do clube, porém o assunto ainda está sendo discutido pela diretoria. De acordo com Djenifer, a implantação de novas categorias ajudará a aproximar o público do clube e do esporte. "Grande parte da população sequer conhece o esporte ou tem ciência do que vem sendo realizado pelos times no país. Abrir novas categorias, além de atrair mais atletas e motivar outras equipes a fazer o mesmo ajudará para uma maior visibilidade do time e do esporte", ressalta Djenifer. 

Os treinos da equipe feminina serão realizados aos sábados, das 14h às 15h, em local ainda não definido. Jogadores experientes que atuam no Ximangos vão treinar a equipe feminina sob orientações da comissão técnica da equipe masculina. "Os treinos iniciarão com os conceitos mais básicos do esporte, por isso não é exigido ter experiência com o flag football. Os requisitos são força de vontade e comprometimento", explica a atleta da equipe. 

Galeria de fotos