• Home › notícias › Futsal

BGF: O ano do primeiro título

Apesar das dificuldades diversas, a equipe de Bento derrubou os obstáculos pelo caminho através da superação

  1. Publicado em 28/12/2015
BGF: O ano do primeiro título Foto: Fabiano Martins/Buda

O começo arrasador da equipe do BGF fez com que o clube conquistasse o seu primeiro título em sua história e renovasse as esperanças de chegar longe na Série Ouro de 2015, repetindo o feito dos anos passados, quando a equipe terminou a competição na quarta colocação em 2011 e na terceira colocação em 2012. Porém, o elenco que no começo do ano conquistou grandes vitórias, além do primeiro título, foi se desmanchando aos poucos, dificultando o trabalho do técnico Vaner Flores. 

No início de 2015, a equipe de Bento participou da 1ª Copa Metro-Serra de futsal, junto com a equipe do Guaíba, o União e a Afusca. Na primeira fase, a equipe do BGF ganhou todos os jogos, chegando à final contra a equipe do Guaíba, consagrando-se campeão invicto ao derrotar o adversário pelo placar de 5 a 1, conquistando o primeiro título em sua história. 

Com um elenco bastante qualificado, tendo nomes como o pivô Silon, ídolo do BGF, o ala Piolho, o goleiro Emerson, dentre outros, a equipe de Bento começou a Série Ouro de uma maneira praticamente impecável, ocupando posições de cima da tabela. Além disso, uma das principais armas que o BGF utilizou foi o fator casa, o qual fez muita diferença. No primeiro turno, dos sete jogos atuando dentro de suas dependências, a equipe de Bento foi derrotada apenas uma vez, contra a equipe do Ibirubá na 12ª rodada.

Silon, um dos principais jogadores que se destacaram ao longo da competição no BGF

Porém, a equipe comandada por Vaner Flores foi perdendo força durante a competição. Aos poucos, a equipe foi perdendo jogadores importantes no elenco, como Silon, Foppa, Douglas Cappa, o que influenciou diretamente na campanha e nos trabalhos da equipe. Entretanto, o bom desempenho no primeiro turno e a experiência de Vaner Flores ajudaram para que a equipe ficasse entre os oito classificados para a próxima fase. Neste período, um dos métodos usados por Vaner Flores para continuar com um elenco competitivo foi trazer jovens atletas da base para o profissional. Preservando a obediência tática e o estilo "Vaner" de atuar dentro de quadra, a equipe manteve a sua garra e persistência, conseguindo a classificação para a segunda fase na superação. Nesta segunda fase, o BGF entrou em um grupo bastante complicado, junto com a ALAF, Assoeva e a equipe do Teutônia. Sem muitas chances de classificação, a equipe de Bento terminou na quarta colocação de seu grupo com apenas um ponto conquistado. 

Apesar das diversas dificuldades, o BGF terminou o ano mostrando que pode fazer muito mais, mesmo com pouco. O primeiro título conquistado e a ênfase em utilizar garotos da base foram as principais conquistas do clube em 2015. No próximo ano, muitas mudanças serão realizadas no clube, e a diretoria, assim como o fiel torcedor, esperam uma aproximação maior da comunidade e do empresariado com o clube, porque vontade de fazer mais é o que não falta. 

Galeria de fotos