• Home › notícias › Vôlei

Bento Vôlei: Um ano quase perfeito

Acesso à Superliga foi a principal conquista da equipe de Bento em 2015

  1. Publicado em 29/12/2015
Bento Vôlei: Um ano quase perfeito Foto: Fabiano Martins/Buda

Só faltou a cereja no bolo, tanto na Superliga B como no Campeonato Gaúcho, mas o restante foi praticamente impecável, com ótimas campanhas realizadas em ambas as competições. Depois de tentativas frustradas nos anos anteriores, a equipe conseguiu protagonizar uma campanha brilhante na Superliga B, finalmente trazendo de volta o Bento Vôlei à Superliga, como nos velhos tempos. Além disso, não foi só o trabalho dentro de quadra que teve sucesso, os projetos sociais aumentaram significativamente, aproximando cada vez mais a comunidade de Bento Gonçalves com o clube.

O ano começou cheio de expectativas, com um elenco de alta qualidade formado pela direção. Sob o comando de Fernando Rabelo e com Dentinho em quadra, o Bento Vôlei tinha um só objetivo na Superliga B, o acesso, e a persistência e o ótimo desempenho fizeram com que a equipe do Bento Vôlei chegasse longe na competição. Na primeira fase, a equipe de Bento foi avassaladora, vencendo todos os jogos e terminando na primeira colocação com a invencibilidade nas mãos. Nas quartas de final, o Bento Vôlei não teve dificuldade alguma para passar do Brasília, e na semifinal, era a hora de comemorar. Com uma vitória fora de casa por 3 sets a 1 e mais uma vitória em casa por 3 sets a 0, o Bento Vôlei conquistava o tão almejado acesso para a elite do voleibol brasileiro, uma conquista muito comemorada pela torcida e pela diretoria. Por fim, só faltava a cereja no bolo, o título. Porém, mesmo estando invicto até chegar à decisão da Superliga B, a equipe de Bento não foi párea para a equipe do Sada Cruzeiro que, em uma final emocionante do começo ao fim, ficou com o título.

Bento Vôlei 2 x 3 Sada Cruzeiro - torcedor compareceu em peso para apoiar a equipe gaúcha/Foto: Fabiano Martins/Buda

Depois do Vice-campeonato da Superliga B, o Bento Vôlei começou a formar o elenco para a difícil e equilibrada Superliga 2015/2016. Além disso, a direção enfatizou o Projeto Social, que atualmente atende centenas de crianças e jovens em Bento Gonçalves, e que vem crescendo gradativamente ao longo dos anos, um projeto que vem ganhando destaque e que aproxima a comunidade com o esporte e com o clube.

As expectativas cresceram durante o ano conforme a direção foi divulgando os nomes para a temporada 2015/2016. Dentre as principais contratações realizadas pelo Bento Vôlei visando a Superliga, destacam-se o levantador Marlon e o oposto Rivaldo, ambos medalhistas olímpicos pela seleção brasileira, bem como o novo treinador, Paulão. As contratações de peso e a vinda do técnico Paulão mostraram que o Bento Vôlei voltaria para a Superliga não para ser coadjuvante, mas sim para ser protagonista e chegar longe na competição.

Técnico Paulão chegou para impor toda a sua experiência na equipe/Foto: Fabiano Martins/Buda

E para começar bem a nova temporada, nada mais justo que ganhar o campeonato gaúcho não? Porém, o carrasco do Bento Vôlei novamente atrapalhou os planos do clube. Na primeira fase, novamente uma campanha impecável, terminando na primeira colocação com 100% de aproveitamento. Na semifinal, a equipe passou do Brilhante sem dificuldades e na final, o carrasco novamente impediu que o Bento Vôlei conquistasse o título gaúcho. Com vitória dentro e fora de casa por 3 sets a 2 em ambas as partidas, o Canoas manteve a sua hegemonia no estado. 

Antes de começar a Superliga, a equipe de Bento participou na 1ª Copa Internacional Copel Telecom, na cidade de Maringá, junto com a equipe do Maringá. Araucária e o Lomas Voley da Argentina. A equipe ganhou os três jogos do torneio e se consagrou campeão da competição, a qual serviu de preparação para o campeonato nacional. 

A derrota na grande final do Campeonato Gaúcho abalou o emocional da equipe, a qual começou com o pé esquerdo na Superliga. Nos dois primeiros jogos a equipe de Bento não conseguiu ter um bom desempenho, sendo derrotado fora de casa pela equipe do Taubaté e pela equipe do São José dos Campos. Porém, o primeiro jogo dentro de suas dependências na competição foi surpreendente. Enfrentando os atuais campeões mundiais, a equipe do Sada Cruzeiro, o Bento Vôlei foi devastador, mostrando uma gigante superioridade na partida e surpreendendo a todos os presentes no Ginásio Municipal. Com uma performance impecável, a equipe gaúcha derrotou os mineiros por 3 sets a 0. Entretanto, após essa grande vitória, o Bento Vôlei não conseguiu repetir o feito novamente nos outros jogos. A irregularidade é um dos pontos negativos que está assombrando a equipe de Bento na competição, mesmo assim, a equipe conseguiu se manter entre os oito primeiros colocados no final do primeiro turno. 

Rivaldo, segundo maior pontuador na Superliga/Foto: Fabiano Martins/Buda

Resta agora ver se o Bento Vôlei continuará com o bom desempenho na Superliga e se a irregularidade se torne menos significativo durante esse segundo turno. Além disso, a equipe de Bento terá chance de revanche contra o seu carrasco, a equipe do Canoas, na Copa do Brasil, onde as duas equipes gaúchas se enfrentarão na primeira fase da competição. Sobretudo, a direção, bem como torcedor do Bento Vôlei esperam que a equipe possa continuar com a boa performance e chegar longe nas competições nacionais, mostrando a força do voleibol gaúcho, e claro, o potencial dessa grande equipe. Além disso, fora das quadras, as expectativas são gigantes para que o Projeto Social evolua e se espalhe cada vez mais, atingindo um número maior de crianças e jovens, incentivando a prática do esporte. 

Galeria de fotos