• Home › notícias › Outros

Bento Gonçalves nas Olimpíadas do Rio 2016

Município terá pouca presença no esporte, mas participará de uma forma bem característica, através de seus vinhos

  1. Publicado em 14/07/2016
Bento Gonçalves nas Olimpíadas do Rio 2016 Foto: Kévin Sganzerla

A passagem da Tocha Olímpica por Bento Gonçalves marcou a vida de vários atletas que puderam conduzir o Símbolo dos Jogos Rio 2016. Com atletas renomados no âmbito esportivo como a mesatenista paraolímpica Rosângela Dalcin, o maratonista Gregório Levandoski, o lutador de Muay Thai Jussemar Noskoski e a atleta de tiro esportivo Janice Teixeira, a Chama Olímpica passeou pelos diversos pontos turísticos da cidade, trazendo consigo o sorriso e a alegria de muitas crianças que presenciaram o momento único. 

Rosângela Dalcin e Gregório Levandoski

Representante de Bento Gonçalves nos jogos Olímpicos, mesmo não sendo bento-gonçalvense, Janice confirmou presença na última semana nos jogos Rio 2016, e vestirá a camisa verde e amarela em busca da medalha de ouro para o Brasil. A atleta, natural de Osório, residiu em Bento entre 1992 e 2011, e foi na cidade que começou a sua carreira no tiro esportivo. “Bento sempre me acolheu muito bem. Quando fui medalhista do Pan-Americano, a cidade praticamente parou para me receber em desfile com o carro de Bombeiros. Foi maravilhoso, principalmente por eu não ser natural de Bento Gonçalves". Será a sua primeira Olimpíada que estará participando, e Janice afirmou o que deseja para essa competição: “Quero alcançar um resultado do qual eu me sinta orgulhosa”, ressalta a atleta. 

Janice Teixeira segurando a Chama Olímpica no encerramento do percurso da Tocha em Bento/Foto: Kévin Sganzerla

Na luta por uma vaga no elenco da Seleção Brasileira de Rugby, Guilherme Coghetto, ex-jogador do Farrapos e atual jogador do Desterro não ficou entre os 12 atletas convocados pelo técnico argentino Andres Romagnoli. Por conta de uma lesão sofrida ainda quando era atleta do Farrapos, o jogador ficou um período de tempo afastado dos gramados e agora, em sua volta, está se recuperando gradativamente na equipe catarinense. Os Tupis estão no Grupo A junto com Fiji, Estados Unidos e Argentina. 

Os jogadores convocados pelo técnico argentino Andres Romagnoli para a disputa dos Jogos Rio 2016 são: Lucas Duque (capitão), André Silva, Arthur Bergo, Daniel Sancery, Felipe Sancery, Felipe Silva, Gustavo Albuquerque, Juliano Fiori, Laurent Bourda-Couhet, Martin Schaefer, Moisés Duque e Stefano Giantorno.

Guilherme Coghetto foi titular da seleção por vários anos/Foto: Fabiano Martins/Buda

Porém Bento Gonçalves não estará sendo representado apenas no esporte. Além disso, o município participará dos Jogos Rio 2016 de uma forma bastante característica. O Comitê Organizador das Olimpíadas elegeu a vinícola Lídio Carraro, do Vale dos Vinhedos, a marca escolhida como os vinhos e espumantes oficiais do Rio 2016. 

Galeria de fotos