• Home › notícias › Outros

Bento-gonçalvense integra a comissão técnica brasileira nos Jogos Paralímpicos Rio 2016

Luciano Possamai faz parte da coordenação técnica da Seleção Brasileira de Tênis de Mesa

  1. Publicado em 09/09/2016
Bento-gonçalvense integra a comissão técnica brasileira nos Jogos Paralímpicos Rio 2016 Foto: Facebook/Divulgação

Após as Olimpíadas Rio 2016, chegou a hora dos atletas paralímpicos entrarem em cena na Cidade Maravilhosa. E Bento Gonçalves está muito bem representado nas Paralimpíadas Rio 2016 no Brasil. O bento-gonçalvense Luciano Possamai está integrando a comissão técnica da Seleção Brasileira de tênis de mesa nos jogos, sendo responsável pela coordenação técnica da equipe paratenista olímpica. 

Com uma vasta experiência adquirida em várias competições ao longo de sua carreira, Luciano chega à sua primeira Paralimpíada. Convocado pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, o coordenador da delegação, o qual já participou de vários torneios durante a sua trajetória, desde campeonatos nacionais até competições de âmbito mundial, espera buscar os melhores resultados possíveis para dar ao Brasil o tão almejado ouro olímpico. "Fazer parte do maior evento esportivo do mundo é uma satisfação, é uma honra. Estou muito feliz com o trabalho, com o planejamento que foi feito para chegar até aqui. Agora é fazer parte das competições e buscar os melhores resultados possíveis", ressalta o coordenador da Seleção Brasileira. 

Luciano Possamai iniciou a sua trajetória no tênis de mesa em 2003, junto com a paratenista bento-gonçalvense Rosângela Dalcin, como técnico e supervisor da atleta. "Aprendemos juntos pois quando conheci o Luciano, ele não conhecia o tênis de mesa paraolímpico, desde então ele foi se aperfeiçoando" disse Rosângela. Juntos, cultivaram uma grande amizade que preservam até hoje, repleta de conquistas. "O Luciano, além de meu técnico, sempre ajudou em tudo que precisava. Todas as conquistas que tive depois de 2003 foram graças aos treinamentos dele" destaca a paratenista. 

Luciano treinou Rosângela Dalcin até 2014/Foto: Facebook/Divulgação

Agora, integrando pela primeira vez o quadro da comissão técnica de tênis de mesa na competição mais importante do mundo, Luciano deseja que seus esforços resultem em muitas medalhas para o Brasil, fazendo jus ao poderio brasileiro nas Paralimpíadas. Os jogos de tênis de mesa da categoria cadeirantes iniciam nesta sexta-feira e se estendem até o dia 16.

Paralimpíadas Rio 2016 - Esporte para todos

Mesmo com pouca visibilidade e atenção, tanto por parte da mídia como da população em geral, os jogos paralímpicos são um exemplo único de valorização de atletas que, mesmo com obstáculos por conta de dificuldades físicas, superam qualquer barreira para se fazer parte do meio esportivo. Os jogos são uma oportunidade de reconhecimento do potencial de todos os seres humanos dentro da sociedade, enfatizando principalmente a inserção de todas as pessoas por meio do esporte olímpico. 

"É uma oportunidade única para as pessoas. Acho que podemos quebrar o mito que deficiente é 'coitado'. Somos atletas como qualquer outro que disputa as Olimpíadas. O esporte nos retira de vítimas e nos coloca de igual para igual com os demais atletas e as demais pessoas da sociedade", ressalta Rosângela, experiente em competições paralímpicas. 

Galeria de fotos