• Home › notícias › Outros

Atletas da ASTECAN de Santa Tereza conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro de Canoagem

Equipe levou para casa três medalhas de ouro, uma prata e três de bronze

  1. Publicado em 05/09/2017
Atletas da ASTECAN de Santa Tereza conquistam medalhas no Campeonato Brasileiro de Canoagem

A ASTECAN - Escola de Canoagem de Santa Tereza, obteve ótimos resultados no Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, realizado entre os dias 31 de agosto a 3 de setembro, em Curitiba. Ao todo, a equipe esteve representada por nove atletas no evento, conquistando três medalhas de ouro, uma de prata e três medalhas de bronze na competição, sendo recebidos com clamor pelo prefeito e pela comunidade do município na última segunda-feira, dia 5, com direito a fogos e carreata pela cidade.

A competição nacional contou com a participação de 470 de todas as partes do país. Mesmo com poucos integrantes na equipe, a ASTECAN se destacou nas categorias em que disputou, levando para casa sete medalhas. Pela categoria K4 Júnior Masculino, William Cettolin e Ramon Ceriotti conquistaram o pódio mais alto da prova, levando para cara o ouro da competição. Pela K4 Cadete Masculino, Vinícius Moretti também ficou em 1º lugar. Além da medalha de ouro, Vinícius conquistou o bronze na categoria K2 Cadete Masculino. 

A medalha de prata foi conquistada por Mateus Guidini da Silva, na categoria K1 Júnior Masculino. Gianlucca Titton Prezzi ficou com a bronze no K4 Cadete Masculino. Por fim, pela categoria feminina, Beatriz Gellati (foto), junto com sua dupla, conquistou o bronze na categoria K2 Cadete Feminina, se destacando na competição. Beatriz, além de conquistar o bronze, também teve a oportunidade de conhecer as irmãs Ana Paula Vergutz e Beatriz Vergutz (foto abaixo), medalhistas de Canoagem nos Jogos Panamericanos de 2015. 

Beatriz Gelatti ao lado das irmãs Vergutz, medalhistas no Panamericano de Toronto em 2015

Além dos medalhistas no Campeonato Brasileiro, outros três integrantes da equipe participaram da competição e por pouco não subiram ao pódio nas provas, são eles: Guilherme Remus, João Pedro Pinceta e Eduarda Cettolin. A equipe esteve sob o comando do treinador Nédio Vignatti, que é o responsável pelo projeto, que conta com o apoio e o incentivo da Prefeitura Municipal de Santa Tereza. 

Segundo o treinador, a equipe se preparou durante todo o ano, com treinos intensivos visando a competição nacional, principal torneio que a equipe disputa durante todos os anos. Segundo Nédio, os resultados foram muito positivos. "Mesmo com apenas 9 atletas entre 470 competidores, conseguir seis atletas no pódio, melhor que isso impossível. Colhemos praticamente 100% do que podíamos colher", ressalta Nédio Vignatti. 

A ASTECAN já formou dois medalhistas olímpicos na pequena cidade de Santa Tereza, e agora almeja dar prosseguimento ao desenvolvimento dos jovens atletas para que, em breve, a equipe possa formar novos atletas para representar o país em competições mundiais e olímpicas na canoagem. 

Galeria de fotos