• Home › notícias › Futsal

Atletas da ACBF realizaram testes de VO2 Máximo

ACBF se prepara para o ano

  1. Publicado em 30/01/2015
Atletas da ACBF realizaram testes de VO2 Máximo O ala Kevin durante os testes/Foto: Cristiano Henzel / ACBF

Na tarde de ontem, os atletas da ACBF encerraram a bateria de testes de VO2 Máximo no laboratório do Instituto de Medicina do Esporte da Universidade de Caxias do Sul (IME-UCS). Os 16 jogadores que compõe o grupo principal realizaram testes e foram forçados ao limite do esforço físico de cada um.

O VO2 é a capacidade máxima de oxigênio que o corpo consegue suportar. Este tipo de avaliação é comum no início da pré-temporada do time laranja. Os resultados irão orientar o planejamento da comissão técnica na hora de prescrever os treinamentos.

“Os atletas realizaram testes de esforço máximo. O que é bom destes exames é que ele descobre o limiar aeróbico e anaeróbico dos atletas. Isso serve para a pré-temporada e também para alguns trabalhos durante o ano. O melhor é que assim poderemos prescrever trabalhos individuais, de acordo com a capacidade de cada jogador”, avalia o preparador físico Alexandre Baldasso.

Após as avaliações de início de pré-temporada, os resultados foram satisfatórios. Conforme Baldasso, o preparo dos atletas tende a melhorar com o decorrer dos trabalhos. “Os resultados ficaram dentro do esperado para um atleta de futsal. Logicamente, esses indicadores irão aumentar ao longo da temporada, de acordo com a evolução dos exercícios”, conclui o preparador.

 

Assessoria de Comunicação - ACBF

Galeria de fotos