• Home › notícias › Outros

As duas melhores campanhas frente a frente: Farrapos e Jacareí decidem o título do Super 8 em final inédita

Bento-gonçalvenses poderão levar pela primeira vez o título nacional ao Rio Grande do Sul

  1. Publicado em 20/09/2017
As duas melhores campanhas frente a frente: Farrapos e Jacareí decidem o título do Super 8 em final inédita

O momento mais importante da história do Farrapos Rugby Clube está cada vez mais próximo. Após realizar uma grande campanha no Super 8, a equipe gaúcha chegou pela primeira vez na decisão da competição nacional, e enfrentará outro finalista inédito, o Jacareí, valendo o título mais importante do rugby brasileiro, conquista que a equipe bento-gonçalvense poderá trazer pela primeira vez para Rio Grande do Sul, podendo presentear o aniversário de 10 anos do clube com o título inédito. 

Protagonizando grandes atuações durante o campeonato, que resultaram na construção de uma histórica campanha para o Farrapos em sua trajetória no rugby nacional, a equipe comandada por Javier Cardozo almeja coroar o grande momento com o inédito título do Super 8. Porém, para isso, terão que passar pela equipe de melhor campanha até aqui na competição, o Jacareí-SP, clube recém promovido à elite do rugby nacional, o qual foi a grande surpresa do campeonato, e que também chega pela primeira vez à decisão do torneio.

Foto: Kévin Sganzerla

Durante a semana, os treinos dentro e fora de campo foram intensificados, visando melhorias em sua linha ofensiva, em cima do que se espera do adversário, e novamente direcionando o foco dos trabalhos na defesa. Para o confronto, o Farrapos aposta na experiência de seu grupo de atletas, contando com nomes que se destacaram durante a competição como Bigode, Teco, Civardi, Angelo, atleta com mais tries na equipe, Vini e Facundo Flores, maior pontuador do Super 8 deste ano, além de atletas promissores como Frison e Duda. Para a final, a equipe não poderá contar com o capitão Mauri, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

No histórico do confronto, os paulistas levam a melhor. As equipes já se enfrentaram em apenas três ocasiões, em 2015 e 2017, com duas vitórias a favor do Jacareí contra uma vitória do Farrapos. Na primeira fase da edição deste ano do Super 8, com muitos desfalques na equipe principal, o Farrapos foi superado fora de casa pelos paulistas pelo apertado placar de 35 a 30.

Motivados após uma grande campanha e grandes resultados nas quartas de final e na semifinal, o Farrapos vem à decisão credenciado pelas grandes atuações e por ter o melhor ataque do campeonato. Porém, em uma partida valendo a final, números não entram em campo para pesar no confronto.

- Acredito que será um jogo muito movimentado. O Jacareí é uma equipe rápida, que tem jogadores de qualidade, tem um estilo um pouco diferente que o nosso, eles tentam evitar formações fixas, que é um dos nossos pontos fortes. Nosso jogo vai ser a partir das obtenções nos lines e nos scrums e temos uma boa linha para atacar. As ferramentas nós temos, eles são uma equipe muita rápida e se nós nos desligarmos por um segundo, vão fazer um try de 70 a 80 metros, temos que estar ligados em campo - ressalta o técnico Javier Cardozo.

Foto: Kévin Sganzerla

Jacareí - Ano do auge dos paulistas no rugby nacional

A equipe da Associação Esportiva Jacareí Rugby vive seu melhor momento em sua trajetória no rugby, que já dura 14 anos. No ano passado, os paulistas se consagraram campeões da Taça Tupi, subindo novamente à elite do rugby brasileiro. Em 2017, no primeiro semestre, o Jacareí, comandado pelo técnico Júlio Faria, foi campeão do Super Sevens, derrotando na final a equipe do Desterro. Pelo Campeonato Paulista, a jovem equipe chegou à final do estadual, mas foi superada pelo Poli-SP na decisão do título. No Super 8, a equipe possui a melhor campanha da competição nacional, não muito diferente que a dos gaúchos.

Com um elenco significativamente jovem, o Jacareí tem como principal ponto forte a velocidade, utilizando de passes e jogadas rápidas para quebrar a defesa do seu adversário. Apesar de ter uma das melhores linhas ofensivas do Super 8, a sua defesa não possui o mesmo poderio físico que a do Farrapos, que utiliza seu sistema defensivo como meio e impulso para atacar. Dentre os destaques em seu plantel, o Jacareí possui o vice-artilheiro da competição, Léo Ilha, que briga contra Facundo Flores no ranking de melhores pontuadores do Super 8.

Léo Ilha e o técnico Julio Faria/Foto: Victor Andreoti

- Acreditamos que vai ser um jogo muito duro, um jogo justo, no qual as duas equipes de melhor campanha chegaram à final, e a gente espera que o embate físico seja a chave do jogo. Esperamos o jogo mais duro de nossa história, afinal, será um jogo inédito para ambas as equipes. Sem dúvida o Farrapos não vai abrir a guarda em nenhum momento e não vai desistir do jogo em nenhum momento, essa motivação para eles terá um peso muito grande, no embate físico dentro de campo. Esperamos um jogo duríssimo, e torcemos que seja um jogo leal por parte de ambas as equipes - afirma o técnico Júlio Faria.

A decisão do título do Super 8 de 2017 entre finalistas inéditos será realizada no próximo domingo, dia 24, às 13h, no Monumental do Sesi, em Blumenau-SC. A final terá transmissão da SporTV3.

Galeria de fotos