• Home › notícias › Futebol

Alex Xavier faz balanço da campanha do Esportivo na Divisão de Acesso de 2017

Técnico comandou o clube na terceira rodada em diante, sofrendo apenas uma derrota como treinador do Alviazul

  1. Publicado em 01/06/2017
Alex Xavier faz balanço da campanha do Esportivo na Divisão de Acesso de 2017 Foto: Fabiano Martins/Buda

Após uma eliminação precoce do Esportivo na Divisão de Acesso de 2017, sendo eliminado nas quartas de final pelo Avenida, o clube bento-gonçalvense terá que amargar o seu quarto ano seguido na Série A2 do Campeonato Gaúcho, Mesmo com um elenco competitivo e realizando uma boa campanha, a equipe Alviazul não conseguiu atingir o seu objetivo de voltar à elite do futebol gaúcho, direcionando agora os seus olhares para o segundo semestre do ano. 

Com Badico comandando o clube na pré-temporada e nos primeiros dois jogos na Divisão de Acesso, a equipe não conseguiu realizar boas atuações dentro de campo, resultando na demissão de Badico. A direção optou por colocar no comando o técnico Alex Xavier, o qual já integrava a comissão técnica Alviazul desde 2016 como auxiliar. Em sua primeira chance como treinador, Alex obteve bons números comandando o Esportivo. 

Foto: Kévin Sganzerla

"Pela primeira experiência como treinador para mim foi ótima, consegui implantar o que eu entendo de futebol e o que eu queria para o meu time. Conseguimos fazer bons jogos, tomamos  poucos gols e fizemos gols na maioria das partidas. Acho que, para o meu primeiro trabalho, foi muito bom, conseguimos fazer uma boa campanha, mas como a gente queria subir, não foi perfeita, pois não atingimos nosso objetivo que era levar o Esportivo para a primeira divisão", ressalta Alex Xavier.  

Na primeira fase, o Esportivo conquistou 5 vitórias, 7 empates e apenas duas derrotas, ambas sob o comando do técnico Badico. Alex Xavier conseguiu terminar a primeira fase invicto no comando da equipe bento-gonçalvense, entretanto sofreu para conquistar a classificação devido a grande quantidade de empates. O Esportivo conquistou a classificação na última rodada, terminando em 4ª colocado de seu grupo com 22 pontos. 

Na fase de mata-mata, enfrentando uma das equipes de melhor campanha da competição, o Esportivo não conseguiu superar o Avenida nas quartas de final. Mesmo conquistando uma boa vantagem no primeiro jogo, vencendo por 2 a 1, a equipe de Alex Xavier foi derrotada pelo placar de 2 a 0 no jogo de volta, dando adeus ao tão almejado acesso à elite. 

Foto: Kévin Sganzerla

"A gente sempre fica se perguntando o que faltou para a gente chegar ao nosso objetivo que era subir. Nós tínhamos um grupo experiente, a gente tinha um grupo de jogadores querendo muito esse objetivo. A maioria dos jogos fomos muito bem, alguns jogos, na minha concepção, faltou um pouco de atenção, concentração e isso eu pedia muito para eles, principalmente antes dos jogos, a gente sempre precisa estar concentrado, sempre procurando informações sobre o adversário e isso faltou um pouquinho. A maioria do que eu pedia o grupo sempre fez e me ouviu, sempre se dedicando ao máximo, era um grupo muito focado, a gente concentrava dois dias antes dos jogos. Acho que faz parte do futebol, um dia você ganha, um dia você perde. Acho que não nos faltou muita coisa, um pouco mais de concentração nos jogos poderia ter nos ajudado um pouco mais, mas nos dedicamos ao máximo para o Esportivo.", afirma o treinador. 

Agora, a direção direciona o seu foco visando o segundo semestre de 2017. A diretoria do Esportivo ainda não se pronunciou se vai ou não disputar competições nos próximos meses, porém, ao que tudo indica, o clube focará os seus trabalhos nas categorias de base. O congresso da Copa FGF será realizado no dia 17 de julho. 

Galeria de fotos