• Home › notícias › Futebol

97 anos do Clube Esportivo: Rumo ao Centenário

Torcedor deseja comemorar os cem anos de existência do clube na elite do futebol gaúcho

  1. Publicado em 28/08/2016
97 anos do Clube Esportivo: Rumo ao Centenário Foto: Kévin Sganzerla

O Esportivo completa neste domingo, dia 28 de agosto, 97 anos de existência, marcados por muitas histórias e conquistas. Mesmo vivenciando um momento delicado em sua trajetória, amargando dois rebaixamentos nos últimos seis anos, a má fase que assola o clube não oculta a sua importância e sua tradição no cenário do futebol gaúcho, sendo uma das equipes mais respeitadas do interior do estado, dono de muitos títulos e marcos na história do futebol do Rio Grande do Sul. 

Porém, acostumado a tantas conquistas e vitórias, o Esportivo nos últimos anos se resume em aflições e descaso. Sem apoio e sentindo-se abandonado, o Alviazul querido de Bento Gonçalves vive atualmente um momento deplorável de sua história, com dificuldades financeiras e resultados aparentemente desentendidos pelos torcedores, habituados a ver dentro de campo um Esportivo que "Sabes lutar, sabes vencer". 

Pela primeira vez na história do clube, o Esportivo ficará mais que dois anos sem atuar na elite do futebol gaúcho, marco negativo que reflete o momento preocupante do clube. Aproximando-se do seu centenário, a direção, bem como os fiéis torcedores alviazuis que mesmo em momentos difíceis, ocupam as arquibancadas do Estádio Montanha dos Vinhedos, desejam que o clube volte à elite e retome a sua história de grandes conquistas para que os cem anos sejam comemorados de forma digna e do jeito que o clube merece. 

Foto: Kévin Sganzerla

 

Torcedor comenta sobre seus desejos para o Clube Esportivo no ano de seu centenário

Torcedores, fiéis e apaixonados, praticamente os mesmos que cumprem com orgulho as palavras ditas no hino do clube "Estaremos contigo Esportivo, na Montanha ou fora daqui. Com entusiasmo sempre vivo, aplaudindo ou sofrendo por ti" esperam que "O Esportivo, Tu és "Centenário", seja comemorado e aclamado com honra e dignidade, numa possível campanha estonteante, como nos velhos tempos de Esportivo da Velha Montanha. 

Torcedora fanática do Alviazul desde pequena, Luana Zortéa deseja que o clube volte de onde nunca deveria ter saído: "No centenário do clube, desejo que o Esportivo volte à Divisão Principal,  desejo uma maior participação da comunidade de Bento e uma diretoria empenhada em trabalhar exclusivamente para o sucesso do clube. Um clube centenário não merece ser tratado como um tranpolim político", ressalta.

Já Maicon Rubini, torcedor desde os seis anos de idade e integrante da torcida organizada Fúria Alviazul, espera que o clube consiga subir para a primeira divisão gaúcha e alcance patamares a nível nacional: "Embora estejamos passando por um momento complicado economicamente, imagino que tenhamos condições de chegar ao centenário na Primeira Divisão do Campeonato Gaúcho e quem sabe ainda disputando uma divisão do Campeonato Brasileiro", disse. Assim como a maioria dos torcedores, Maicon também deseja uma maior participação da comunidade com o clube: "Desejo que o clube receba um maior apoio da comunidade local e do empresariado, pois essa é a única forma de fomentar as categorias de base e ter um clube com saúde financeira para alcançar maiores objetivos à curto e médio prazo", comenta Maicon.

Foto: Kévin Sganzerla

Bruno Reinoldi, apaixonado pelo clube desde pequeno, enfrenta horas de viagens de Porto Alegre para ver o Esportivo jogar em seus domínios. O seu desejo para o clube nos seus cem anos de existência não são diferentes que os demais: "Desejo que o clube figure entre os melhores times do RS. Somos um clube de muita tradição e sempre fomos temidos pelos outros adversários quando jogávamos na Montanha. Gostaria que a comunidade abraçasse o clube e que as empresas apoiassem mais o Esportivo. Vamos apoiar o Esportivo nas boas ou nas ruins, pois ser torcedor do Esportivo é um sentimento sem explicação, uma loucura sem cura!" exalta o torcedor. 

Torcedor das antigas, Leomar Pelegrini espera que o Esportivo consiga recursos financeiros para ter futebol o ano inteiro na Montanha dos Vinhedos: "Gostaria que o nosso Esportivo estivesse jogando a primeira divisão gaúcha e a Série C do Brasileiro, e que nossa diretoria buscasse recursos financeiros para ter futebol o ano inteiro", ressalta. 

Gustavo Pozza, jovem torcedor do Esportivo e um dos idealizadores do Grupo Polenta Mirim deseja um Esportivo revigorado para o ano do centenário: "Queremos ver um tivo forte, com raça e fé, um clube com grandes histórias não deve ficar de fora da elite do futebol gaúcho. Tomara que possamos até lá nos encher de repletas alegrias e conquistas e que os cem anos do Esportivo sejam inesquecíveis", explica Gustavo. 

Galeria de fotos