• Home › notícias ›

Farrapos é dono do Rio Grande do Sul, mas falta ainda conquistar o Brasil

  1. Por Kévin Sganzerla

  2. Publicado em 08/06/2016

O Farrapos colocou neste último final de semana, mais uma taça do Campeonato Gaúcho na sua sala de troféus, obtendo o seu sétimo título seguido da competição estadual, mantendo a hegemonia no estado do Rio Grande do Sul. Mas essa hegemonia vai muito além da conquista incessante de títulos. Desde o seu primeiro título conquistado no ano de 2010, a equipe de Bento não perdeu sequer uma partida nestes 7 anos, mantendo uma invencibilidade histórica na competição, a qual, até então, nenhuma equipe gaúcha conseguiu quebrá-la. 

Porém, notou-se claramente um aumento da dificuldade na própria competição estadual, devido ao crescimento e o fortalecimento dos clubes do estado, conseguindo em algumas ocasiões, fazer frente ao clube de Bento Gonçalves. Já com mais um título garantido do Campeonato Gaúcho, agora a equipe comandada por Javier Cardoso almeja conquistar o Brasil com o seu Rugby, bem como fez o Curitiba em 2014, o qual conquistou o título inédito do Campeonato Brasileiro de forma surpreendente, acabando com a supremacia dos paulistas na competição. 

E já pensando nesse objetivo, uma das ações tomadas pelo Farrapos foi a contratação de Facundo Flores, o qual foi destaque da equipe paranaense na conquista do título brasileiro de Rugby de 2014, trazendo a equipe de Bento além de qualidade, a experiência de um dos melhores jogadores do Super 8. O argentino fez brilhantes atuações dentro de campo durante o Campeonato Gaúcho, sendo muitas vezes decisivo nas partidas. Outra grande iniciativa do Farrapos visando a competição de nível nacional foi disputar a Liga Sul de Rugby, a qual ainda está em andamento, enfrentando equipes do Super 8 com o objetivo de habituar a equipe a um nível completamente superior em comparação ao estadual e claro, tendo em vista o título da competição. 

Javier Cardoso, técnico do Farrapos, frisou bastante a dificuldade e o equilíbrio entre as equipes do Super 8, sendo por muitas vezes, vitórias conquistadas apenas no detalhe por conta deste nivelamento entre os clubes. A exemplo dos primeiros dois jogos da Liga Sul, contra o Curitiba e contra o Desterro, ambos foram definidos por uma pequena vantagem no placar, em confrontos marcados pela disputa intensa pela vitória. Mesmo com os paulistas dominando o Super 8, possuindo apenas 3 equipes fora do estado de São Paulo que conquistaram o título da competição nacional até então, o Farrapos mantém as esperanças vivas em busca do título inédito do Super 8, podendo levar ao Rio Grande do Sul a primeira conquista da competição mais importante do Rugby brasileiro. 

Facundo Flores chegou para reforçar a equipe em busca do título brasileiro/Foto: Kévin Sganzerla